Infor integra IA generativa e Machine Learning ao WMS para operações de armazéns

Segundo a companhia, objetivo é aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar os processos de tomada de decisão

Publicado em 11/10/2024 — por Redação
Infor integra IA generativa e Machine Learning ao WMS para operações de armazéns
Imagem ilustrativa (Shutterstock)

A Infor anunciou a incorporação de recursos de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e Machine Learning (ML) ao seu WMS (sistema de gestão de armazém, em sua sigla em inglês). Segundo a empresa, o objetivo é aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar os processos de tomada de decisão nas operações de armazéns. 

A empresa lançou seu primeiro conjunto de recursos do WMS alimentadas por ML e GenAI para resolver desafios operacionais fundamentais na gestão de armazéns, como relatório de revisão de instalações, script de início de turno, detecção de anomalias em localizações subdimensionadas, recomendações de localização de produtos, cartonização avançada, previsão de volume de produtos e previsão de receita de faturamento para logística terceirizada. 

VANTAGENS DA TECNOLOGIA NA GESTÃO DE ARMAZÉNS

Segundo a Infor, a IA generativa e o Machine Learning na gestão de armazéns têm se tornado cada vez mais relevantes por diversas razões, como, redução de erros, precisão no inventário, eficiência de custos, cumprimento ágil e satisfação elevada do cliente - Os benefícios combinados da GenAI e do ML elevam a satisfação do cliente a novos patamares, graças a um serviço confiável e pontual. 

De acordo com a International Data Corporation (IDC), trabalhadores apoiados por IA são 40% mais produtivos do que aqueles que não utilizam a tecnologia. A revista Logistics & Manufacturing IT prevê que, até 2026, 60% dos armazéns terão adotado alguma forma de automação, incluindo robótica e sistemas impulsionados por IA, para aumentar a eficiência e reduzir custos. 

WMS E IA NOS ARMAZÉNS DO FUTURO

Segundo a pesquisa “O Armazém do Futuro”, realizada neste ano pela Infor em parceria com a Seal Sistemas, WMS e Inteligência Artificial/Machine Learning se destacam entre as tecnologias que serão padrão nos armazéns nos próximos cinco anos, cada uma para 15% dos entrevistados, seguidas por análise baseada em dados, para 14% dos participantes. O estudo foi feito com profissionais de diferentes indústrias no mercado brasileiro. 

“Considerando que os armazéns estão se tornando uma parte estratégica para os resultados das empresas, tanto na garantia de entrega como na gestão de logística circular e reversa, e o consumidor está cada vez mais exigente, buscando transparência total em todas as etapas da logística, apenas com um processo totalmente digitalizado é que as companhias vão conseguir se manter lucrativas”, afirmou Waldir Bertolino, CEO da Infor no Brasil. 

O Infor WMS auxilia as empresas na modernização de suas operações sem comprometer a funcionalidade, complexidade ou custo. Com a integração da IA generativa e do Machine Learning, a operação de armazéns ganha mais benefícios, como eficiência, redução de custos e tomada de decisão aprimorada.