Multilog Multilog

Lei dos Portos elevará preço-alvo de locadoras e empresas de logística

Publicado em 05/06/2013

 

A Lei dos Portos, sancionada ontem pela presidente Dilma Rousseff, vai levar a uma revisão para cima na modelagem de preços das ações de empresas de logística e de locação de veículos, afirmou o analista do Banco do Brasil Investimentos (BB Investimentos), Mário Bernardes Jr.

“As companhias bem posicionadas vão aproveitar e se beneficiar desse marco que é um dos mais relevantes para a infraestrutura do país”, afirmou o analista. “Os papéis já registraram uma reação positiva após a aprovação da MP [Medida Provisória 595], mas os preços-alvo vão ser revisados na medida em que projetos de investimentos efetivos forem anunciados”, disse Bernardes Jr.

Dilma Rousseff anunciou hoje, durante discurso de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014, que sancionará hoje a Lei dos Portos, que estabelece um novo marco regulatório para o setor portuário do país.

JSL e Tegma

O analista do BB Investimentos afirma que é positivo o viés para as empresas que serão diretamente beneficiadas pelos investimentos demandados pelos portos por conta da nova legislação. Bernardes Jr. cita entre as companhias favoravelmente impactadas pela Lei dos Portos a JSL e a Tegma, no setor de logística.

Localiza e Locamérica

O analista afirma também que Localiza e Locamérica, no segmento de locadoras de veículos, receberão influência positiva desse processo de novos investimentos que a Lei dos Portos vai gerar. “A movimentação das empresas de logística e de outras empresas envolvidas com as operações nos portos vão demandar frotas de veículos”, disse Bernardes Jr.

Mario Bernardes Jr projeta que as revisões nos preços-alvo das empresas beneficiadas pela Lei dos Portos começarão a ser feitas ao longo do próximo semestre, esperando para 2014 o início do impacto efetivo dos novos projetos nos balanços das empresas.

Como os analistas buscam antecipar esses cenários, as análises com estimativas nos relatórios do mercado serão feitas ainda em 2013. “Haverá revisão de modelagem de preço neste ano”, afirma.

Bovespa

O BB Investimentos tem recomendação de acima da média de mercado para a Locamérica, com preço-alvo de R$ 15,20 para dezembro deste ano. Para a Localiza, o preço-alvo é de 41,75 e desempenho acima do mercado. Para a JSL, a recomendação é de manutenção, com preço-alvo de R$ 17,00.

A nova lei será regulamentada por meio de decreto presidencial, portarias da Secretaria de Portos e resoluções da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Uma das principais conquistas do Palácio do Planalto na nova lei foi a manutenção da regra que abre a possibilidade de novos terminais privados transportarem cargas próprias e de outras empresas. Essa condição, até agora, estava restrita às empresas que operam dentro dos portos públicos organizados.

 

Fonte: João José Oliveira / Valor