Multilog Multilog

Logística concentrou investimento de 3,73% do faturamento dos hospitais em 2021

Publicado em 04/11/2022

Segundo especialista, distribuição correta ajuda a reduzir perdas e garante integridade dos medicamentos transportados; no ano passado, setor médico movimentou mais de R$ 800 bilhões no país

Por Aclizio Valério, com informações de Assessoria de Imprensa


Foto: rthanuthattaphong (Envato)

A logística hospitalar é considerada essencial para que os medicamentos cheguem no prazo e nas condições ideais. Em 2021, os hospitais gastaram, em média, 3,73% do faturamento com logística e demais apoios. Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), no período, o setor médico movimentou R$ 822,16 bilhões, o que corresponde à 9,47% do PIB brasileiro.

O especialista em logística hospitalar Pedro Curcio, CEO da Speed Transfer, explica que é necessária uma logística mais ágil para as empresas que realizam as vendas dos medicamentos termolábeis (que sofrem alterações ao calor), com o apoio de um farmacêutico responsável técnico para realizar o acompanhamento no transporte dos produtos. Esse profissional irá exigir o cumprimento das normas éticas e sanitárias, além de garantir qualidade nos serviços prestados.

"As empresas desse setor devem ser sérias, cumprir com todas as regras exigidas nos transportes, e principalmente se preocupar com o destino final desses produtos, já que os medicamentos podem perder a eficácia por má refrigeração", ressalta Curcio.

O empresário ainda afirma que, para garantir a eficiência na distribuição e armazenamento, as empresas devem monitorar o percurso a fim de não ocorrer roubos ou adulteração dos medicamentos, além de ter atenção na falsificação dos produtos ilegalmente importados.