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ZF Aftermarket investe em sorter capaz de classificar 3 mil volumes por hora no CD em Itu (SP)

Publicado em 13/08/2024

A implementação da nova esteira seletora automatizada é parte de um investimento de R$ 18 milhões realizado em 2023; tecnologia promete aumentar a produtividade em até 30%

Por Camila Lucio com informações de Assessoria de Imprensa

ZF Aftermarket investe em sorter capaz de classificar 3 mil volumes por hora no CD em Itu (SP)
Centro de distribuição da ZF Aftermarket em Itu, São Paulo (Foto: Divulgação)

A ZF Aftermarket anunciou investimento da nova esteira seletora 100% automatizada em seu centro de distribuição em Itu, São Paulo. O equipamento, conhecido como “sorter”, entrou em operação no final do primeiro semestre de 2024 e já está em fase de expansão gradual.

Desenvolvido inteiramente no Brasil, o sorter é capaz de classificar até três mil volumes por hora, ocupando uma área de 300 metros quadrados dentro do CD. Ele é responsável pela movimentação de 85% das peças armazenadas, o que inclui itens das marcas ZF, Lemförder, Sachs, Varga e TRW.

A implementação do sorter é parte de um investimento de R$ 18 milhões realizado em 2023, destinado a tornar a operação da ZF Aftermarket mais flexível e assertiva.

IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA TECNOLOGIA

"O ponto principal foi a melhoria do atendimento ao cliente", afirmou o gerente da ZF Aftermarket, Bruno Silva, em entrevista exclusiva à MundoLogística. "O perfil dos nossos clientes vem mudando, e o sorter nos permite atender a essa nova demanda com mais eficiência. Ele pega pedidos de 24 clientes ao mesmo tempo, o que antes demandava muito mais tempo e esforço."

Além de otimizar o fluxo de peças, o sorter foi projetado para aumentar a precisão na separação dos produtos. O equipamento foi desenvolvido com base em pesquisas que tiveram como referência os maiores players de logística em atuação no país, como Mercado Livre e Amazon. "Nós somos pioneiros, acredito que até no mercado de autopeças no Brasil. Buscamos essa tecnologia em grandes players de distribuição porque o mercado automotivo ainda não é referência em logística", explicou o Bruno Silva.

A ZF Aftermarket decidiu importar parte do equipamento para evitar problemas comuns em esteiras seletoras já existentes no país, como o acúmulo de peças em curvas, garantindo um processo mais ágil e eficiente.

Para operar o sorter, a ZF Aftermarket utiliza quatro rebocadores que alimentam a esteira com volumes provenientes de diversas posições dentro do CD. Todo o processo é guiado por códigos de barras dos produtos, garantindo precisão e eficiência na separação e destinação dos itens. A nova linha é flexível e permite ajustes para atender a diferentes requisitos de logística, incluindo dois tipos de conferências automatizadas e integração ao sistema RFID (Identificação por Radiofrequência), o que aumenta ainda mais a confiabilidade do processo.

DESAFIOS E BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO

A implementação de uma tecnologia não veio sem desafios. Um dos principais obstáculos enfrentados foi a adaptação dos operadores do CD, que precisaram mudar hábitos e processos de trabalho estabelecidos ao longo de anos. "O maior desafio foi a mudança cultural dos operadores, que precisaram adaptar-se a uma nova maneira de trabalhar. Além disso, a comunicação entre os sistemas, como o SAP e o WMS, apresentou desafios que exigiram ajustes finos", revelou o executivo.

Apesar dessas dificuldades, a empresa já observa os benefícios proporcionados pelo sorter. A nova esteira seletora promete aumentar a produtividade em até 30%, permitindo à ZF Aftermarket movimentar cerca de 20 mil volumes por dia em um único turno. A automação também permitiu à empresa redirecionar a força de trabalho para outras áreas críticas, como a de embalagens e preparação de produtos, sem a necessidade de redução no quadro de funcionários.

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

O sucesso inicial da implementação do sorter em Itu despertou o interesse de outras plantas da ZF Aftermarket ao redor do mundo, que já consideram a adoção dessa tecnologia em suas operações. "Nós já temos outras quatro plantas do grupo ZF fora do Brasil que estão interessadas também no uso dessa tecnologia. Nós estamos em uma fase de curva de aprendizado, mas outras plantas já estão enxergando a produtividade crescendo e já estão querendo levar essa tecnologia", afirmou o executivo.

Além disso, a ZF Aftermarket planeja continuar investindo em automação e inovação para melhorar ainda mais sua eficiência logística. Em 2023, a empresa investiu R$18 milhões em melhorias, incluindo a implementação do sorter e a criação de uma linha de fluidos e kits de embreagem em Itu. Para 2025, a ZF Aftermarket prevê um novo ciclo de investimentos, focado na distribuição, com iniciativas que podem incluir o uso de cabotagem para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

"A automação é fundamental para sermos assertivos no atendimento ao cliente. Estamos alinhando a automação com o nosso crescimento, o que nos permite melhorar a distribuição de peças no Brasil e na América do Sul", enfatizou o executivo. A empresa também está explorando o uso de Inteligência Artificial para planejamento e previsão de demanda, consolidando a automação como um pilar central para o futuro da operação.