LogTalk LogTalk

Logística farmacêutica sofre com baixa adesão de profissionais especializados

Publicado em 13/03/2024

Mesmo com a abertura de 150 mil vagas nos setores de logística e transporte até 2025, falta muito para o avanço, explicou o especialista Jackson Campos

Por Redação

Logística farmacêutica sofre com baixa adesão de profissionais especializados
A principal razão para essa carência é a demanda por um alto nível de especialização (Foto: Shutterstock)

Em 2023, o setor de logística foi destacado como um dos principais geradores de emprego no Brasil. Já neste ano, de acordo com os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor prevê abertura de 150 mil vagas nos setores de logística e transporte até 2025.

No entanto, apesar do panorama positivo e promissor, existe uma área dentro dos serviços de transporte, distribuição e armazenagem de produtos que ainda enfrenta escassez de profissionais qualificados: a logística farmacêutica. A principal razão para essa carência é a demanda por um alto nível de especialização, devido à natureza delicada e altamente regulamentada das cargas manipuladas.

"As particularidades abrangem desde o armazenamento em ambientes controlados até o transporte que demanda precauções especiais para preservar a integridade dos produtos. Embora tenha havido um aumento nas disciplinas voltadas para a capacitação em logística farmacêutica, especialmente durante a pandemia, muitas delas abordam o setor de maneira generalizada, sem explorar as peculiaridades específicas da logística farmacêutica", destacou o especialista em logística farmacêutica e Diretor da AGL Cargo, Jackson Campos.

A indústria é um dos pilares da saúde global, que exige uma logística precisa e eficiente para garantir que os medicamentos cheguem aos pacientes de forma segura e oportuna. Com isso, possui diversas etapas nesse processo. Abaixo, o especialista destacou algumas das principais:

Armazenamento: Após a fabricação, os medicamentos são armazenados em instalações adequadas, que devem atender a requisitos específicos de temperatura, umidade e segurança. O armazenamento adequado é essencial para preservar a integridade dos produtos até que sejam distribuídos.

Distribuição: A distribuição é uma fase crítica da logística farmacêutica, envolvendo o transporte dos medicamentos das instalações de armazenamento para os locais de venda ou para os pontos de distribuição intermediários. Este processo requer uma coordenação cuidadosa para garantir a entrega oportuna e segura dos produtos.

Controle de estoque e rastreabilidade: Durante todas as etapas da logística farmacêutica, é essencial manter um controle preciso do estoque e garantir a rastreabilidade de cada lote de medicamentos. Isso permite uma resposta rápida a qualquer problema de qualidade ou segurança e ajuda a evitar a circulação de produtos falsificados ou adulterados.

Gerenciamento de devoluções e descartes: Por fim, o gerenciamento de devoluções e descartes de medicamentos expirados ou danificados é uma parte fundamental da logística farmacêutica. Isso requer processos eficientes para garantir a retirada segura e adequada dos produtos do mercado, protegendo a saúde pública e o meio ambiente.

“A colaboração entre as empresas do setor pode facilitar a criação de padrões e práticas comuns que promovam a eficiência e a segurança em toda a cadeia de suprimentos farmacêutica, e ainda assim não perder mão de obra”, salientou Campos. “À medida que há avanço em direção a um futuro cada vez mais orientado para a saúde, é imperativo reconhecer o papel desempenhado pela distribuição de produtos pharma na garantia do acesso a medicamentos seguros e eficazes”, disse.