LogTalk LogTalk

Logística do Futuro: Confira os destaques da 4º edição do evento

Publicado em 31/08/2023

Durante dois dias, especialistas e empresários do setor se reuniram para explorar as últimas inovações e tendências que estão moldando o futuro da logística e da cadeia de suprimentos

Por Camila Lucio e Christian Presa

logistica do futuro primeiro dia mundologistica evento
Evento ocorreu no Shopping Frei Caneca (Foto: Camila Lucio)

Foi realizado nos dias 29 e 30 de agosto a 4ª edição do Logística do Futuro, promovido anualmente pela MundoLogística para abordar o que deve ser destaque da agenda do setor para os próximos anos. O evento teve uma programação formada por painéis e feira de negócios para abordar temas como Inteligência Artificial nas operações, colaboração em logística, integração de fluxos e muito mais.

Ao todo, o Logística do Futuro teve participação de mais de 60 companhias, entre elas GLP, nstech, T4S, Trimble, Corelog, Infor, G2L e gobrax.

PRIMEIRO DIA

O evento foi aberto com o painel “Uso integrado de múltiplas soluções logísticas: desafios de implementação & ganhos de serviço, custo e governança”, que teve a participação de Vasco Oliveira (CEO da nstech), Iasmin Tavares (head de Transportes da Mondelez), Rodrigo Koelle (CEO da Strada) e foi mediado por Paulo Oliveira (head de Eventos da MundoLogística).

Em seguida, Eduardo Botelho Lotti (diretor de Supply Chain da Suzano) conduziu o painel “Transformando a tomada de decisão com IA”, que teve a participação de Rebeca Ludovico (Sales Manager da Trimble), Jean Pierre (diretor de Inovação Logística da Ambev) e Renata Cabrini (head de Produtividade e Planejamento Logística da Raizen). O tema também foi destaque no painel da Infor, que focou em “IA e Machine Learning Inteligência Artificial aplicada na gestão de armazéns. O painel foi integrado por James Barroso, (diretor de Marketing da Infor), Alexandre Westphalen (diretor de Logística e Transportes do Grupo Pão de Açúcar), Adriano Munaretti (gerente geral de Materiais da CSN) foi mediado por Paulo Leônidas (diretor de Supply Chain da Grupo Lactalis).

A programação da manhã foi encerrada com o painel “Do armazém ao destino: Integração de fluxos logísticos e tecnologia otimizando a cadeia”, que trouxe um bate-papo entre Maurício Leonel (diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios & Marketing da G2L Logística), Roberto Hasil (Supply Chain Excellence Director da Mondelez Internacional) e Lilian Calado (diretora da Unidade de Suprimentos do InCor HC). A conversa foi mediada pela diretora de Distribuição e Logística da Adidas, Tania Fernandes.

A tarde se iniciou com o painel “Integração de canais (omnichannel), muitos desafios e enormes oportunidades”. Mediado por Maria Fernanda Rocha, (Gerente de Produção e Soluções de Entrega da Natura), o bate-papo teve a participação de Alvaro Loyola (Country Manager Brasil da Drivin), Fernando Castro (diretor de Logística do Grupo DPSP) e Marcello Bernabe (COO da Estoca). Simultaneamente, o painel “Malhas logísticas urbanas como diferencial das cadeias de abastecimento” teve a participação de Clarisse Etcheverry (CEO da EREA), Bianca Tavolari (pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento — Cebrap), José Augusto Urquiza (diretor de Logística da Léo Madeiras) e Adriana Hansen (Green Building Expert da CTE), que mediou o bate-papo.

Na sequência, o Gerente Nacional de Logística da Dexco, Doriedson Fernandes, mediou o painel “Gestão efetivamente integrada: desafios de implementação, ganhos constantes de eficiência”. Também participaram do bate-papo Eliane Souza Nascimento (diretora de Supply Chain da St. Marche), Tandara Martins (Fulfillment Operations Manager do Mercado Livre) e Jacira Santos (Gerente do Centro de inovação e Excelência Logística da BRF). Enquanto isso, o painel “Uso de novas tecnologias para serviços logísticos: valor real para clientes, rentabilidade e segurança para empresas” teve a participação de Nícolas Galvão (CEO da Delta Global), Daniel Machado (diretor de Operações da Addiante), Andre Volpi (head of Transports & Logistics Operations da Reckitt) e foi mediado por Fernando Picasso (professor de Gestão da Cadeia de Suprimentos do Insper).

O encerramento do primeiro dia ficou por conta do “CEO Talks”, que teve o Marcos Lutz (CEO do Grupo Ultra) falando sobre a importância da logística nos negócios.

SEGUNDO DIA


Logística do Futuro 2023 (Foto: Christian Presa)

O dia começou com o “CEO Talks” com a participação do Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP, que abordou a cadeia logística e tecnologia. Na sequência, Renata Torres (VP de Dark Stores do iFood), foi mediadora do painel “A Revolução do setor imobiliário logístico: malhas a serviço do cliente”, que teve a participação de Andre Gavazza (SVP Development da GLP), Giancarlo Nicastro (CEO da Siila) e Alexandre Felix (COO da Loggi).

O evento também reservou espaço para discutir a temática “Tecnologia aplicada a operações logísticas: analisando “make or buy”, desafios de implementação e ganhos potenciais”. O painel, mediado pela Renata Figueiredo (director End-to-End Supply Chain LATAM da The Coca-Cola Company), trouxe o bate-papo com o Thiago Eichenberg (Chief Product Officer da Newsis), Andréia Tresoldi (CEO da Corelog) e Gustavo Castilho (COO da Amaro).

Em seguida, Paulo Oliveira, Head Eventos da MundoLogística, mediou o painel “Como inovações tecnológicas disruptivas vêm redefinindo o combate ao roubo de cargas”, com a participação do Enrico Rebuzzi (CEO da T4S), Erivelton Oliveira, (diretor-executivo de Supply Chain da RD RaiaDrogasil) e Fabio Gonçalves (LAC Managing Director da FedEx Express).

O CEO e editor-chefe da MundoLogística, Marco Guapo, também apresentou a campanha "Estradas do Futuro", que tem como tema a “Conectividade e performance: a importância do foco no motorista para eficiência e segurança”.

A agenda da manhã encerrou com um bate-papo sobre “Conectividade e performance: a importância do foco no motorista para eficiência e segurança”. O painel, medido pelo Ricardo Ramos (gerente Nacional de Transporte do Carrefour), também teve a participação do Paulo Machado (head of Revenue Operations da Gobrax), Marcio Chaer (diretor de Transportes da Magalu) e Leonardo Cestari, (gerente-executivo da Transilva).

No período da tarde, o evento trouxe o bate-papo sobre “Digitalização da Logística x Colaboração da Cadeia. Onde as jornadas se encontram e como isso tornará a logística mais competitiva?”, mediado pelo Flavio Amaral (head de Supply Chain da Getnet). O painel contou com a presença do Altamir Borba (Product Market Manager da TOTVS), Eduardo Carrara (Innovation Manager) e Denis Martins (head de Transportes e CoLogistics da Danone).

Simultaneamente, o evento também apresentou o painel “Inovação em transportes: mais que tecnologia, resultados!”. O bate-papo foi mediado pelo Anderson Pinheiro, (diretor de Transportes da PepsiCo) e a participação do João Guilherme Franco (diretor de Marketing da MICHELIN Connected Fleet), Paulo Costa (CEO do CUBO Itaú) e Julio Manzano (head de Logística da SHEIN).

Na sequência, o Daniel Prato (gerente de investigación, Logyca) mediou a palestra com o tema “Desafios logísticos na América Latina comentados - direto da Colômbia”. O evento também trouxe uma discussão sobre “Como o Business Intelligence pode acelerar a transformação digital da sua empresa?”. O bate-papo contou com a participação do Marcio Toscano (diretor Comercial e de Marketing da Autotrac), Flavio Amaral (head de Supply Chain da Getnet), Helena dell'Orto (head de Marketplace Transportation da Amazon) e o mediador Marcello Miquilim (head de Transportes e Segurança do Grupo SC).

Em seguida, “O futuro das operações logísticas no novo Mercado Asiático: riscos e oportunidades” foi tema de painel mediado por Leonardo Viana (Global Supplier ESG Program Manager da DOW) e teve a participação de Mauricio Welsh (diretor Comercial da Windlog) e Gisela Mangabeira (head de Projetos de Supply Chain Américas da Médecins Sans Frontières – MSF).

Por fim, dois painéis fecharam a programação do evento. “Segurança como serviço: otimização de custos, aumento de eficiência, garantia de compliance”, bata-papo com Cristiano Tanganelli (cofundador da BRK), Rômulo Maranhão, diretor Comercial e cofundador, Guard Center), Rail Neto (Supply Chain Security Lead da Corteva Agriscience), mediado pelo Wesley Medeiros (Security & Loss Prevention Country Manager da Amazon).

Além do painel “Mobilidade urbana: descomplicando o planejamento e a roteirização da entrega de última milha”, com Lucas Alves (Sales Manager da Maplink), Carlos Silva (Latam Sales Manager da Google), Cesar Borges (diretor de Operações da Cainiao Brazil – Alibaba Group) e como mediador Marcus Quintella (Diretor FGV Transportes).