A nova solução de robô de picking, desenvolvido no centro tecnológico da Mecalux em Barcelona, melhorará a preparação de pedidos em armazéns e centros logísticos
Por Redação
Segundo a empresa, o robô colaborativo realiza o processo de preparação de pedidos com autonomia e precisão (Foto: Divulgação)
A Mecalux lançou o sistema robótico de picking colaborativo(cobot) baseado em Inteligência Artificial para otimizar a preparação de pedidos. A solução robótica incorpora a tecnologia SIMATIC Robot Pick AI da Siemens, um software que utiliza algoritmos de deep learning para melhorar a preparação de pedidos em armazéns.
Com a integração da inteligência artificial no sistema de controle (SIMATIC S7-1500), o robô colaborativo realiza o processo de preparação de pedidos com autonomia e precisão. Segundo a Mecalux, o novo sistema de picking robotizado é o resultado de uma aliança com Siemens.
Em nota à imprensa, a Mecalux informou que lançou duas soluções de preparação colaborativa: um cobot programado para compartilhar de forma segura o espaço de trabalho com os operadores e outro automático que funciona de forma autônoma em postos de preparação de alto desempenho.
A solução de picking, desenvolvida no centro tecnológico da Mecalux em Barcelona, foi projetada para funcionar 24/7 e executar até 1.000 picks por hora. Os robôs colaborativos podem enfrentar uma ampla gama de artigos, tornando-os uma tecnologia aplicável às empresas de todos os setores que desejam otimizar seus processos de preparação de pedidos.
“A aliança tecnológica com a Siemens permitiu-nos unir forças para criar uma solução robótica altamente flexível, segura e fácil de usar, que se adapta às necessidades específicas dos nossos clientes”, afirmou Javier Carrillo, CEO de Mecalux.
FUNCIONALIDADE
Uma câmera colocada sobre a caixa onde o cobot faz o picking captura uma imagem 3D dos artigos para preparar os pedidos. "O algoritmo de IA foi previamente treinado com milhões de artigos para proporcionar desempenho imediato e é capaz de decidir em milissegundos sobre posições de picking robustas e sem colisões para artigos apresentados de forma completamente arbitrária.
Um dos principais aspectos dessa solução é que não é necessário conhecer previamente o modelo 3D do artigo em questão. O algoritmo avançado de inteligência artificial atua como um cérebro, possibilitando o processo de picking inteligente", explicou José Ramón Castro, CEO de Siemens Digital Industries España.
Uma vez selecionado o artigo, o cobot coloca-o na caixa de preparação de pedidos com precisão, otimizando o espaço disponível. Mecalux desenvolveu um algoritmo para garantir que o cobot deposite a mercadoria no local correto.
A solução de picking colaborativo, orientada pelo software de gerenciamento da Mecalux, permite alterar automaticamente o sistema de pega dependendo do tipo de produto.
Ao receber uma nova caixa, o sistema de visão e o algoritmo de IA da Siemens identificam os artigos dentro dela e determinam a maneira mais adequada de efetuar o picking da peça.