Multilog realiza transporte do 1º trem da Linha 17-Ouro da BYD

Operação envolveu o carregamento e a remoção da composição de trens do Porto de Santos pelo modal rodoviário para o CLIA Santos, além de armazenamento alfandegado

Publicado em 07/10/2024 — por Redação
Multilog realiza transporte do 1º trem da Linha 17-Ouro, da BYD
Operação da Multilog contratada pela BYD (Foto: Divulgação)

A Multilog foi responsável pelo transporte da primeira composição de trens da Linha 17-Ouro do Metrô, entre o Porto de Santos e o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (CLIA) da empresa, também localizado em Santos (SP), no início deste mês. O serviço foi realizado a pedido da BYD, fabricante do trem, e exigiu a execução de uma operação logística de alta complexidade.

“Trata-se de uma operação complexa, e cujo sucesso confirma a nossa grande expertise na logística de cargas que excedem dimensões e padrões convencionais e que necessitam de manuseio especial, como os trens”, afirmou o presidente da Multilog, Djalma Vilela.

O projeto foi realizado por meio de vagões break bulk, que exigiram o uso de equipamentos especializados para o içamento e movimentação, além de uma equipe qualificada.

Além disso, foi utilizado um guindaste MHC Mobile Harbour Crane no transbordo para o modal rodoviário. Ao todo, foram necessárias oito carretas: cinco delas do tipo prancha rebaixada, usadas para o transporte dos trens, e três carretas para transporte das caixas com acessórios.

Na operação interna no CLIA, a companhia usou uma empilhadeira tipo reach stacker, com capacidade para 45 toneladas. Ao todo, 10 profissionais participaram diretamente da operação no CLIA, além da equipe técnica da BYD.

Segundo o presidente da Multilog, a segurança foi uma das principais preocupações durante toda a operação. “Utilizamos carretas certificadas e todos os equipamentos e acessórios foram testados e homologados. O planejamento detalhado de todas as etapas, incluindo o carregamento no porto, transporte, armazenamento e carregamento no CLIA foram fundamentais para o sucesso da operação”, disse.