LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Nexans investe 200 mil dólares para redesenhar planejamento da produção na América do Sul

Publicado em 10/07/2012

A francesa Nexans está investindo na melhoria da eficiência das áreas produtivas de suas fábricas com a implantação de um software APS (software de planejamento e programação avançada da manufatura), que já rende frutos na França. A líder mundial nas áreas de infraestrutura, indústria, construção e rede local (LAN) deu início aos investimentos em tecnologia na América do Sul – cerca de 200 mil dólares – pela planta do Chile.

O processo de implantação do APS Ortems está sendo realizado pela G2A, empresa de tecnologia com sede em Campinas, SP, que distribui a solução com exclusividade no Brasil. Antes do investimento, iniciado no final de 2011, a unidade chilena da Nexans realizava a programação de sua produção nas máquinas com auxílio de uma planilha eletrônica e do sistema de ERP SAP.

“O negativo deste método era a programação de cada máquina de forma isolada, correndo-se o risco de começar um processo sem que o anterior tivesse sido completado”, explica Fernando Olhabé, líder de processos TI de produção da Nexans. “O impacto direto disso era falha no atendimento dos pedidos no prazo, além de não termos uma visão clara das máquinas em gargalo”.

Em todas as fábricas, explica Vanessa Maciel Husemann, gerente de projetos da G2A, o interessante é otimizar ao máximo as operações consideradas gargalo, para que não haja interrupções na produção e mantenha-se a eficiência. “Na planta da Nexans Chile não era possível fazer sequer simulações com alterações de demanda ou reação frente a imprevistos com resposta rápida dos impactos gerados pelo planejamento e isso se refletia no resultado final, ou seja, na entrega dos pedidos”.

A chegada do APS Ortems ao Chile representou um alinhamento da América do Sul com a matriz na França e outras unidades europeias no aumento da eficiência do planejamento e programação da produção. O projeto de implantação do APS Ortems teve início com a introdução do módulo de dados: o objetivo foi definir entre outros aspectos calendários, máquinas, grupos de máquinas, operações, rotas, matérias-primas. Ao mesmo tempo, a empresa também empregou o módulo Planejamento, que permite visualizar as ordens, cargas das máquinas, capacidades, entre outros recursos, e o Reporting, para emitir as cargas de máquinas a serem entregues pela planta.

Olhabé destaca que, durante o processo de implantação do APS Ortems, houve um radical redesenho na programação e planejamento da produção. Foi necessário redirecionar certos procedimentos, pois o software exige tempos de máquina o mais próximo possível da realidade.

O APS Ortems já está rendendo frutos à Nexans Chile. O software abrange 100% das máquinas existentes na planta e se observa melhorias em outras áreas da empresa, criando uma sincronização para que o software possa fornecer informações que auxiliem na tomada de decisões: nesta etapa, os departamentos de produção e engenharia são chave.

O líder de processos de produção explica que o APS Ortems possibilitou, adicionalmente, a visualização gráfica do andamento das ordens de produção na fábrica, do começo ao fim das operações, incluindo simulações de cenários diversos e comparações para escolha da melhor opção a ser adotada. Com o uso contínuo da solução, a Nexans terá como reflexos a melhoria no nível de atendimento ao cliente, redução dos tempos de setup e do tempo de ciclo total.

Nexans Chile e a G2A também estão trabalhando para que a unidade Nexans em Lima (Indeco), no Perú, implante o APS ORTEMS até o fim de 2012.