Com exclusividade à MundoLogística, o executivo disse que o seu papel na companhia é seguir avançando com o crescimento em operações, evoluir o nível de serviço e buscar sempre ser a primeira escolha dos clientes
Por Camila Lucio
Flávio Martil, novo CEO da Comfrio (Foto: Divulgação)
A Comfrio anunciou Flávio Martil como novo CEO, cargo anteriormente ocupado por Sidney Catania, que assume a presidência do Conselho de Administração da empresa. Flávio ocupava o cargo de COO (chefe de Operações) e agora irá comandar os negócios da companhia.
O executivo está na Comfrio há mais de 15 anos e já passou por diversas posições na empresa,– liderando diretorias de operações, comerciais, projetos e negócios nos últimos 10 anos.
Para a MundoLogística, Martil disse que seu papel na companhia é seguir avançando com o crescimento em operações, evoluir o nível de serviço e buscar ser sempre a primeira escolha dos clientes. Segundo o novo CEO, o mercado pode esperar da Comfrio nos próximos anos uma companhia com foco no cliente.
“Nós somos uma empresa de serviço, então a razão da Comfrio existir é atender bem o cliente e o cliente do nosso cliente. [O mercado também pode esperar] um elevado nível de serviço, uma companhia ágil para tomada de decisão com um contínuo crescimento para atender as necessidades de mercado, seja em portfólio de serviço, seja em malha geográfica. Já dentro da nossa organização, é uma cultura de meritocracia e oportunidade de desenvolvimento profissional”, disse.
Em relação ao crescimento, o executivo afirmou que a empresa investiu cerca de R$ 90 milhões neste ano entre eficiência energética e operações, seja por meio de frota, para oferecer uma solução completa e expandir as operações de transporte, seja em expansões de Retrofit em CDs atuais ou CDs novos — como a entrada na Bahia, com um novo CD na região metropolitana de Salvador, que vai estar em operação a partir de agosto.
“Do ponto de vista de crescimento em eficiência, passa por desenvolvimento e treinamento das nossas pessoas. Buscamos constantemente treinar e reciclar os colaboradores para estarem preparados para os desafios do mercado. Temos dentro da companhia a UniComfrio, no qual investimos todos os anos para a contínua formação e aprimoramento dos talentos. É a principal fonte de formação de novos líderes na empresa, o que também cria uma mensagem, uma cultura e uma motivação interna por ser uma companhia que não apenas oferece oportunidade, mas também ajuda a formar novos líderes”, destacou.
TENDÊNCIAS PARA O SETOR
Na avaliação de Flávio Martil, o setor da cadeia de frio vem passando por uma transformação grande, no qual cada vez mais estoques precisam ter somente o tamanho necessário para atender o cliente. Segundo o executivo, atualmente, a tendência é ter estoques mais próximos do centro consumidor para um atendimento rápido.
“O nível de serviço e o atendimento rápido com custo competitivo são cada vez mais as tendências deste setor. Quando olhávamos para o segmento no início de 2000, tinha menos armazéns e armazéns maiores. Agora, tem armazéns de um porte menor, mas com uma distribuição geográfica, com uma capilaridade mais ampla justamente para conseguir fazer as operações de atendimento ao cliente de last mile e de disponibilidade de produto mais rápido para o consumidor final”, ressaltou.