No segundo trimestre de 2012, o Grupo Panalpina atingiu lucro bruto de 363 milhões de francos suíços. Essa marca está levemente abaixo da registrada no ano passado (-2), apesar da recessão global no mercado de fretes aéreos e diversos aumentos de taxas realizados pelos armadores que pressionaram as margens.
O aumento no volume da Panalpina em frete marítimo e aéreo ficou acima da média de crescimento do mercado. Devido à contínua disciplina de custos, o Ebitda se manteve estável em 34 milhões de francos suíços de trimestre a trimestre. A Panalpina atingiu um lucro consolidado de 17 milhões de francos suíços.
“Conseguimos ganhar participações de mercado. Nosso desempenho foi melhor que o do mercado não apenas em frete marítimo, mas também em frete aéreo, onde o mercado caiu mais no segundo trimestre de 2012”, afirma a CEO, Monika Ribar. “Em frete marítimo, os fortes aumentos de taxas dos armadores em rotas importantes causaram quedas de margem, mas graças a nossos recordes de volumes, ainda conseguimos aumentar o lucro bruto da divisão”, afirma.