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Pesquisa da CNI aponta que solução para logística exige investimento de R$ 70 bilhões

Publicado em 29/08/2012

A consultoria Macrologística, financiada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as federações industriais dos três estados da região sul (Fiergs, Fiesc e Fiep), realizou o estudo “Sul Competitivo” que revela que serão necessários R$ 70 bilhões para implantar um adequado sistema de escoamento da produção. A cifra se distribui entre 177 projetos que, segundo o levantamento, poderiam destravar os pontos críticos da logística da região. 

Do total, R$ 15,2 bilhões estão relacionados a projetos considerados prioritários. “Com base na análise do potencial para gerar economias, conseguimos priorizar oito eixos, compostos de 51 projetos. A previsão é que esses eixos viabilizem no conjunto uma economia de R$ 3,4 bi por ano, o que faz com que o prazo pra recuperar o investimento de R$ 15 bilhões em projetos prioritários seja de menos de cinco anos”, projeta Olivier Girard, diretor da Macrologística e principal responsável pelo estudo.

O estudo estende a visão para países vizinhos. Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile foram visitados pelos técnicos. Das rotas internacionais, uma está entre as prioridades ressaltadas no Sul Competitivo: o eixo Buenos Aires – São Paulo, que entra no Brasil pela Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e passa pela BR-285 e pela BR-153 até chegar à região Sudeste (confira, no final do texto, todos os eixos prioritários). As federações e a CNI providenciaram apenas o estudo. Começa  agora a fase política: sensibilizar o governo federal para que tudo seja posto em prática. Por isso, o documento foi entregue hoje nas mãos de Ideli Salvatti, ministra de Relações Institucionais, e Bernardo Figueiredo, presidente da Empresa de Planejamento e Logística. “Vamos ter que garantir que esses projetos sejam incluídos no próximo PAC ou programas de concessões”, sustenta Girard.


Eixos já existentes


1 - Eixo de Integração Atual da Rodovia SP – Porto Alegre via BR-116
2 - Eixo de Integração Atual Rodoviário SP – Caxias do Sul via BR 101
3 - Eixo de Integração Atual Rodoviário Passo Fundo – Imbituba via BR 285
4 - Eixo de Integração Atual Rodoviário São Miguel do Oeste – São Francisco do Sul via BR 280/282
5 - Eixo de Integração Internacional Atual Rodoviário São Paulo – Buenos Aires via São Borja, BR 285 e BR 153


Novos eixos

6 - Novo Eixo de Integração da Ferrovia Norte-Sul – Trecho Sul
7 - Novo Eixo de Integração Ferroviário Guairá – São Francisco do Sul – Paranaguá via Anel ferroviário no litoral e serra
8 - Novo Eixo de Integração Rodoviário da Boiadeira Porto Camargo – Paranaguá via Campo Mourão e BR 487