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P&G apresenta resultados do projeto de colaboração com distribuidores da Accera

Publicado em 08/11/2012

O projeto de visibilidade da cadeia de distribuição da P&G,  iniciado na metade de 2011 pela Accera com a solução ACCERA DSI (Data Sharing Intelligence) na Cadeia de Suprimentos, já está dando resultados positivos para a multinacional. Ele envolve a divisão P&G Salon Professional, que abrange as marcas Wella, Sebastian e Clairol.  O objetivo da P&G era encontrar uma solução capaz de atender a ampliação da distribuição e do mix de produtos, oferecer acompanhamento da evolução da conquista de novos clientes, responder de forma rápida às mudanças do comportamento da demanda e melhorar a qualidade no serviço prestado aos clientes do circuito indireto, entre outros desafios.

 “Tínhamos a necessidade de entender um novo canal de distribuição e lançar com sucessos uma nova marca. A solução apresentada pela Accera nos ajudou a entender esse canal e a posicionar a marca com sucesso no mercado. Hoje a marca supera as expectativas de crescimento e a visibilidade proporcionada pelo sistema DSI é chave para esse desenvolvimento” explica Eduardo Toneloto, distribution manager da P&G. 

Com a implantação da solução de Visibilidade e Integração da Accera, a divisão P&G Salon Professional passou a contar com acompanhamento diário do comportamento das vendas e dos estoques em cada distribuidor. O controle acontece através da plataforma ACCERA DSI, que diariamente recebe dos distribuidores que integram o projeto os dados de vendas e de estoques.

A disponibilização desse fluxo contínuo de informações estratégicas provocou uma mudança no perfil dos vendedores da P&G, que assumiram um papel consultivo junto aos distribuidores, mantendo sempre o foco no sell-out. O sistema de visibilidade também permitiu que a empresa passasse a definir, com base no comportamento real do mercado, campanhas promocionais de lançamentos e de produtos de baixo giro.

“Outros benefícios que a solução trouxe foram controle mais qualificado dos pedidos de abastecimento, melhor gerenciamento logístico e também a fidelização do distribuidor como parceiro da P&G”, complementa Toneloto. 

A meta da divisão, a partir de agora, é aumentar o número de distribuidores participantes em todo o Brasil, definir um programa de indicadores de desempenho para o seu acompanhamento e utilizar os dados de sell-out para melhorar a previsão de vendas. A empresa também planeja dar um passo adiante neste processo de colaboração com os seus clientes, implantando a solução ACCERA VMI que irá gerenciar todo o processo de ressuprimento, automatizando a geração de pedidos de abastecimento.