Assinatura Premium Assinatura Premium

Plano de 100 Dias prevê investimento de R$ 1,7 bilhão para obras em rodovias e ferrovias

Publicado em 19/01/2023

Ministério dos Transportes destacou recuperação da malha rodoviária e sequência de projetos ferroviários; nesta semana, CNT divulgou relatório de pontos críticos nas rodovias do país

Por Redação


Trecho da BR-116, na Bahia (Foto: Divulgação Governo Federal)

Foi divulgado nesta semana o Plano de 100 Dias com as ações prioritárias do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, para os setores rodoviário e ferroviário. De acordo com planejamento, serão destinados cerca de R$ 1,7 bilhão com o intuito de retomar e intensificar obras, preparar rodovias para o período de chuvas, garantir o escoamento da safra agrícola e diminuir o número de acidentes graves.

A expectativa é que o valor possibilite a entrega de 861 quilômetros pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril de 2023. Também está prevista a construção e revitalização de 72 pontes e viadutos no mesmo período.

As principais entregas estão incluídas em 12 rodovias que cortam o país. São elas: a BR-432/RR, BR-364/AC, BR-116/CE, BR-101/SE, BR-116/BA, BR-080/GO, BR-101/AL, BR-381/MG, BR-, 447/ES, BR-163/PR, BR-470/SC e BR-116/RS.

As prioridades nos setores ferroviário e rodoviário foram detalhadas nesta quarta-feira (18) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante coletiva de imprensa. Segundo ele, o governo vai priorizar e fortalecer o uso dos recursos já existentes para obras estruturantes. “Vamos investir nos grandes corredores de transporte, nas duplicações de rodovias e nas integrações ferroviárias para a ampliar competitividade da nossa economia. Estamos fazendo o reordenamento do ciclo de planejamento para os próximos quatro anos”, afirmou.

MINISTÉRIO REFORÇA RETOMADA

No comunicado, o ministro explicou que haverá a retomada de mais 670 quilômetros de obras hoje paradas por falta de verbas, onde estão previstas revitalização, construção e segmentos críticos. Até o fim de 2022, havia mais de 100 empreendimentos em rodovias com ritmo lento ou completamente sem segmento.

De acordo com Renan Filho, a ideia é ampliar investimentos para fortalecer a competitividade internacional, preservando as condições ambientais do país. “Nossa meta é interromper a involução do setor dos últimos quatro anos. Estamos abertos a aprimorar nossos procedimentos para atrair mais investimentos privados, somando esforços com os recursos públicos.”

PONTOS CRÍTICOS NAS RODOVIAS BRASILEIRAS

O anúncio do investimento chega na mesma semana da divulgação do “Transporte Rodoviário – Os Pontos Críticos nas Rodovias Brasileiras”, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Segundo o estudo, foram registrados 2.610 pontos críticos nas rodovias brasileiras em 2022 – um aumento de 50% em relação a 2021, quando foram registradas 1.739 ocorrências.

Segundo a CNT, quedas de barreira, erosões na pista, buracos grandes, pontes caídas e pontes estreitas são as principais ocorrências registradas na malha rodoviária do país.

“Gerir e monitorar as rodovias, o que vai além da conservação da infraestrutura, traz reflexos positivos para a sociedade, pois o investimento na prevenção e/ou na correção imediata de um problema, em geral, é menor do que os custos gerados por ele para a sociedade. Nesse sentido, a Confederação defende que sejam empreendidos maiores esforços na priorização dos investimentos na resolução dos pontos críticos, diante de seus significativos impactos na fluidez do trânsito e na segurança dos usuários”, destacou a entidade em comunicado.