Multilog Multilog

Portobello Shop implementa "Programa de Excelência Operacional Logística" para melhorar desempenho dos CDs

Publicado em 06/11/2023

Programa foi finalista da categoria “Melhoria Operacional” do Prêmio BBM 2023, realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística

Por Camila Lucio

Portobello Shop implementa Programa de Excelência Operacional Logística para melhorar desempenho dos CDs
 Programa pretende transformar a logística da empresa em um modelo de referência em excelência operacional (Foto: Shutterstock)

A Portobello Shop desenvolveu o Programa de Excelência Logística para aprimorar a gestão e o desempenho dos processos logísticos nos Centros de Distribuição e promover uma cultura de melhoria contínua. O programa pretende transformar a logística da empresa em um modelo de referência em excelência operacional.

Além de estruturar um modelo de gestão alinhado com a estratégia de negócios, compartilhar as melhores práticas entre os CDs, medir o desempenho, reconhecer os centros de distribuição com os melhores resultados e reforçar o foco nos resultados.

Para alcançar esse objetivo, a empresa estruturou um sistema de gestão que integra cinco pilares essenciais: satisfação do cliente, gente e gestão, gestão do armazém, gestão do transporte e compliance.

Um dos destaques do programa é a estrutura de auditoria gamificada, na qual cada avaliação atribui pontos que determinam o nível de excelência operacional de cada centro de distribuição — o que obtiver o maior número de pontos é reconhecido com uma premiação e o troféu de excelência.

Segundo a empresa, a iniciativa tem como objetivo o engajamento e a participação ativa dos colaboradores. Além disso, o programa estabeleceu indicadores-chave para cada pilar, permitindo que a empresa mensure o desempenho dos centros de distribuição de maneira eficaz. Os indicadores são priorizados nas operações, incentivando o desenvolvimento e a melhoria contínua dos processos.

“Os cinco pilares que constituem o programa representam áreas críticas na logística da Portobello Shop e são fundamentais para a estratégia de varejo da empresa. Cada pilar possui uma missão específica que guia a criação das avaliações e a medição da excelência operacional”, afirmou a empresa.

PROCESSOS PADRONIZADOS

Segundo a empresa, o Programa de Excelência Logística possui uma estrutura de governança com um comitê interno responsável por definir os processos que serão padronizados e auditados em cada um dos pilares. Além disso, foi implantado um sistema online para acompanhar a implantação dos processos padronizados e conduzir as autoavaliações e auditorias.

“Por meio da padronização dos processos entre os CDs conseguiremos de forma muito mais clara compartilhar as melhores práticas. Além disso, teremos uma ferramenta mais clara para treinamentos e reciclagens das equipes, além de evitar sobreposição de tarefas e identificar gaps de processo que acarretam ineficiência em nossas entregas”, afirmou André Araújo, líder de Transportes.

RESULTADOS

De acordo com a Portobello Shop, os resultados alcançados com a implementação do programa incluem uma tomada de decisão mais embasada em dados, uma cultura de melhoria contínua entre os colaboradores, uma qualidade aprimorada dos processos, maior produtividade em projetos, maior satisfação dos colaboradores e uma evolução na implantação dos requisitos de excelência do programa.

A empresa criou uma abordagem centrada no colaborador, disponibilizando informações e materiais de capacitação de forma acessível para todos os funcionários, o que resultou em um ambiente de trabalho mais informado e eficiente.

"Essa metodologia acaba sendo muito útil. Não impacta somente nos resultados da companhia, mas também no engajamento e na qualidade do trabalho dos nossos colaboradores. Os processos bem definidos, organizados e padronizados também nos ajuda a reter nossos talentos. Se a gente traz esse conforto para os colaboradores, são eles que decidem ficar na nossa empresa", ressaltou Roberta Leal, Business Partner Logística.

O programa foi finalista da categoria “Melhoria Operacional” do Prêmio BBM 2023, realizado pela MundoLogística em parceria com a BBM Logística.