Neste ano, prêmio da MundoLogística reconheceu iniciativas nas categorias de “Startup”, “ESG”, “Melhoria Operacional”, “Tecnologia” e “Inovação”; ao todo, foram mais de 300 projetos inscritos
Por Christian Presa
Foto: Luciana Aith
Nesta segunda-feira (21), foram anunciados os vencedores do Prêmio BBM Projeto de Logística 2022. Realizado pela MundoLogística em parceira com a BBM, o prêmio foi idealizado com o objetivo de reconhecer as iniciativas mais disruptivas do setor de Logística e Supply Chain. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo.
Nesta 9ª edição, o Prêmio BBM recebeu a submissão de projetos nas categorias “Startup”, “ESG”, “Melhoria Operacional”, “Tecnologia” e “Inovação”. Ao todo, foram mais de 300 inscrições. O evento também teve o apoio da Opentech, Sascar, TOTVS e Repom/Ticket Log.
“Essa é a primeira vez que realizamos o evento presencialmente após a pandemia. Então, antes de mais nada, eu quero dizer que é emocionante estar aqui”, comentou o editor e diretor executivo da MundoLogística, Marco Antonio Guapo. Ele também ressaltou o papel dos logísticos. “Vocês, os logísticos, movem o mundo. Por isso, é uma honra para nós ter a oportunidade de reconhecer esses projetos super selecionados entre tantas iniciativas de valor.”
O CEO da BBM, André Prado, também destacou a oportunidade de se encontrar presencialmente. “É um prazer poder interagir e falar de logística, que é o que a gente gosta de fazer. Os últimos anos foram muito desafiadores, desde a pandemia até os impactos da Guerra da Ucrânia. Mas o que ficou claro pra nós é que o mindset tem sido o de fazer uma logística cada dia maior e isso deve ser primordial.”
Entre os destaques está a Renner, que levou o 1º lugar nas categorias de “Tecnologia” e “Startup” – esta última, com a logtech Uello. Além disso, Biothermal, Elekeiroz, Fiorde e Logicalis figuraram entre os finalistas pelo segundo ano consecutivo.
Além dos projetos, o Prêmio BBM 2022 também entregou a honraria “Personalidade do Ano” para Paulo Resende, professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral nas áreas de logística, transporte e planejamento de operações e Supply Chain. Mestre e doutor pela University of Illinois at Urbana Champaign (EUA), Resende possui sólida carreira no setor, desde atuação acadêmica – em pesquisa, docência e publicação de livros – à passagens por grandes companhias como Ambev, TV Globo, Vale e JBS.
Abaixo, confira a lista completa de vencedores (na ordem de colocação)
STARTUP
- Uello
- Kan.guru
Demais finalistas: AZShip, Master Track e LogReversa.
ESG
- Vivo
- IBMP
Demais finalistas: Carrefour, Biothermal e Hospital Moinhos do Vento.
MELHORIA OPERACIONAL
- Invent
- Arezzo
Demais finalistas: Bem Brasil, Elekeiroz e Logicalis.
TECNOLOGIA
- Renner
- Ambev
Demais finalistas: Fiorde, Furukawa Electric, Portobello.
INOVAÇÃO
- Tigre
- CSN
Demais finalistas: Ascensus, Raízen e SSI Schaefer.