LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Samba Logistics completa um ano

Publicado em 09/07/2012


Empresa de logística de Novo Hamburgo, que integra o Grupo e-tab, tem como diferencial a personalização dos serviços, oferecidos de acordo com a necessidade dos clientes


No dia 8 de julho, a Samba Logistics – empresa de Novo Hamburgo/RS, que integra o Gupo e-tab e que presta serviços integrados de logística e informação – completou um ano de atuação. Essa data é um marco muito especial para a empresa, pois significa viver um recomeço através das várias histórias que compõem aquilo que a empresa é hoje.

Ainda muito jovem, a Samba tem sua base no conhecimento de profissionais cuidadosamente selecionados e motivados, que contam com mais de 25 anos de experiência, em diversas áreas. A empresa tem nas pessoas sua matéria prima, seu bem mais valioso, sua fonte de talentos e ideias para enfrentar os desafios que surgem todos os dias. “Concluir este primeiro ciclo nos traz, não só a alegria de olhar para trás e ver o caminho que já percorremos, mas, principalmente, avistar a nossa frente tudo que ainda há por fazer,” destaca o diretor, Sandro Charão de Oliveira.

Combinando agenciamento de frete, transporte terrestre, despacho, transporte aéreo e marítimo, a Samba objetiva atender as expectativas do mercado, gerenciar estoques e distribuir produtos, fornecendo soluções definitivas em logísticas no Brasil e no mundo. Os serviços são vendidos às maiores lojas do varejo, fabricantes e distribuidores, importadores e qualquer organização que busca soluções em transporte e custos.

Um dos principais elementos da estratégia da Samba é a rede de agentes-chave no exterior. Estes profissionais – bem sucedidos em seus mercados – possuem equipes com o conhecimento necessário a fim de manter o mesmo padrão de qualidade oferecido no Brasil.

Está no nome: a Samba Logistics é uma empresa genuinamente brasileira, com raízes aqui e alianças internacionais escolhidas. No mercado atual, é preciso alta capacidade de adaptação para encarar um cenário no qual o dólar está enfraquecido, a Europa enfrenta crises e o Brasil – com seu pré-sal – se destaca sob a luz dos holofotes, com uma moeda fortalecida. Assim, mudança de panorama, quebras de paradigmas e altas doses de dever de casa pra fazer é o ambiente em que a Samba está inserida.

Neste primeiro ano, a equipe da Samba precisou se reinventar para as ideias florescerem. Desta redescoberta veio também o alinhamento das estratégias de gestão, que hoje são implementadas e que emprestam a Samba toda a expertise que a e-tab Tecnologia e Gestão tem no seu DNA: vontade, inovação, ambição, excelência na execução.

A Samba está focada no ramo de óleo e gás e ali vem encontrando muitas possibilidades a serem exploradas e também de novas aprendizagens. “Com os clientes regulares, enfrentamos greves, oscilações cambiais, aumentos de fretes, falta de espaço nos navios, mas também vivenciamos contas abertas, contatos iniciados e sementes plantadas,” salienta a Gerente de Vendas, Simone Zanatta.

A logística hoje faz parte de qualquer segmento que queira se tornar competitivo. Antigamente, as empresas tinham mercadorias prontas no armazém, hoje o cliente recebe um pedido e a Samba tem a estrutura necessária para atendê-lo. Conforme Oliveira, as empresas no mundo todo precisam de soluções globais e o diferencial da Samba está na personalização dos serviços, oferecidos de acordo com a necessidade do cliente. “Flexibilidade e personalização são a nossa identidade,” afirma.

Os desafios são o motor e o combustível que impulsionam a Samba Logistics no segmento do comércio internacional. Assim, a empresa entende que é necessário amenizar os impactos da política e economia global, ao mesmo tempo que é observado o desempenho dos números do mercado interno, que dita o ritmo das importações. “Este é o pano de fundo para ampliarmos nossa abrangência comercial, nossa presença de marketing e a nossa busca da excelência operacional, sem esquecer também do trabalho forte junto à nossa rede de agentes internacionais, atuantes como agentes multiplicadores do nosso esforço comercial nacional,” salienta o diretor.