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SAP Brasil amplia em 40% receita de software para PMEs

Publicado em 24/07/2012

A briga pelas pequenas e médias empresas no mercado brasileiro parece cada dia mais acirrada. Pelo menos o dizeres e números estão se canibalizando em alto estilo, por assim dizer. Vamos por partes.

A SAP informou hoje (24/07) seus resultados financeiros do segundo trimestre e primeiro semestre fiscais de 2012, e no trimestre, o destaque no Brasil ficou por conta das vendas para pequenas e médias empresas (PMEs), que geraram receita de software 40% superior ao mesmo trimestre de 2011.

Ao considerar os seis primeiros meses do ano, de acordo com a companhia, o crescimento foi ainda maior, de 61% em relação ao mesmo período do ano anterior. No setor de Utilities, o aumento no trimestre foi acima de 100% e, em Mineração, foi de 25%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apenas a solução SAP Business One, software de gestão voltado para pequenas empresas, apresentou um crescimento de 99% nas vendas do trimestre e acima de 100%, em comparação com o mesmo semestre de 2011. Hoje, as PMEs representam 79% da base de clientes da SAP no País, o que demonstra a relevância dessas companhias para sua operação local.

“As pequenas e médias empresas, bem como as soluções de inovação, são fundamentais para a estratégia de crescimento da SAP no País. Prova disso é que a subsidiária brasileira é a que apresenta maior crescimento, em todo o mundo, de vendas da solução SAP Business One”, afirma em comunicado Diego Dzodan, presidente da SAP Brasil.

Esse crescimento nas pequenas e médias pode, de fato, representar uma diminuição da participação de mercado da Totvs no País, mas não a perca da dominância no cenário de micro e pequenas empresas, onde a empresa de Laércio Cosentino tem presença massiva. É esperar o balanço do ano para ver quanto esses números impactaram o cenário nacional na briga SAP/ Totvs.