Na última semana, o Super Terminais iniciou a “Operação Itacoatiara” com a chegada do navio MSC Manya ao novo porto flutuante da região. O embarque atracou com um total de 1,1 mil contêineres. A estrutura foi construída com um investimento de R$ 45 milhões, destinado a superar desafios criados pela seca e garantir o transporte contínuo de cargas para Manaus, além de apoiar o funcionamento da indústria local.
Segundo a companhia, a iniciativa inclui a aquisição de equipamentos como poitas, amarras e bombas, além de estudos de batimetria e solo. Também cobre despesas com transporte, alojamento e alimentação dos funcionários, além do aluguel de escritórios e outras necessidades operacionais.
“Essa operação reflete nossa preocupação em manter o abastecimento de insumos e o escoamento da produção local, garantindo a estabilidade da economia e a manutenção dos empregos na região”, destacou o diretor do Super Terminais, Marcello Di Gregorio.
A OPERAÇÃO
De acordo com o Super Terminais, a “Operação Itacoatiara” foi desenvolvida por Heitor Augusto de Souza Lima, engenheiro naval da empresa PGE. “A equipe envolvida no projeto se concentrou em criar uma solução complexa, mas essencial para a continuidade da indústria amazonense”, afirmou a empresa em comunicado.
Ela é realizada em uma área adquirida exclusivamente para o uso do Super Terminais, com espaço de 300 mil m², localizada na margem esquerda do Rio Amazonas, com acesso rodoviário asfaltado pela estrada do Aeroporto de Itacoatiara e a 1,4 km do porto público local.
Segundo a companhia, o módulo da operação está posicionado a 100 metros da margem, com uma profundidade de 34 metros de calado, permitindo a recepção de todos os tipos e tamanhos de navios operados atualmente. O tempo estimado de navegação entre Itacoatiara e Manaus é de 18 horas na ida e 12 horas na volta.
A iniciativa foca no transbordo de contêineres, com estrutura disponível de setembro a dezembro ou até que o calado do rio seja normalizado. Um píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura comporta três guindastes Konecranes ESP10, cada um com 64 metros de lança e alimentados por quatro geradores de 500 Kva, incluindo um gerador de backup.
Conforme a companhia, as operações ocorrem 24 horas por dia, sete dias por semana, em três turnos.