LogTalk LogTalk

Suzano implementa modelo de descarregamento de madeira em Aracruz (ES)

Publicado em 28/02/2024

Segundo a companhia, a tecnologia de otimização logística proporciona eficiência, redução de custos e mais segurança aos colaboradores que atuam no “Pátio de Madeira”

Por Redação


Fábrica da Suzano em Aracruz, no Espírito Santo (Foto: Divulgação)

A Suzano anunciou a implementação de um sistema de automação no “Pátio de Madeira” da unidade em Aracruz (ES) para promover segurança, eficiência e redução de tempo de espera. O novo sistema utiliza tecnologia LPR (do inglês “License Plate Recognition”, ou “Reconhecimento de Placas de Veículos”) e Inteligência Artificial para tornar o processo de entrada e pesagem de caminhões no Pátio de Madeira totalmente automatizado.

Segundo a companhia, anteriormente, essa etapa poderia levar até sete minutos e com a nova metodologia reduziu o tempo de entrada do caminhão para apenas um minuto. A automação do Pátio de Madeira traz integrações previstas em todo o ciclo logístico, desde o carregamento de campo, processo de pesagem, descarga e saída do veículo.

“Iniciamos esse processo com o carregamento de campo, rastreando a origem da madeira. Após o carregamento, a frota segue para a fábrica, onde as placas dos caminhões passam pela leitura da câmera LPR. Após todo esse recebimento de forma automática, utilizando os processos de rastreadores, a frota é destinada para o nosso pátio”, explicou Edwaldo Mateus, analista de Logística Florestal da Suzano em Aracruz.

Com o novo processo, o motorista não precisa descer do veículo para fazer o controle de entrada e descarga — o que traz agilidade e também mais segurança. “Com a automação do Pátio de Madeira, nós instalamos um painel de direcionamento das frotas, que eliminou a necessidade da descida dos motoristas dos caminhões. Essa mudança nos deu um ganho de sete minutos no ciclo logístico e no tempo de descarga. E, o mais importante, também proporcionou um ganho em segurança, pois segurança é um valor pra Suzano”, ressaltou Mateus.

De acordo com a empresa, o Pátio de Madeira é a área onde acontece toda a atividade de carga, descarga e movimentação das toras de eucalipto que chegam do campo e abastecem a produção. Atualmente, mais de 300 caminhões transitam pela fábrica da Suzano em Aracruz (ES) diariamente.