Multilog Multilog

Tecnologias RFID e NFC revolucionam a indústria de produção de vinho

Publicado em 06/11/2012

A HID Global, empresa especializada em soluções de identificação segura, contribuiu para o aperfeiçoamento do processo de colheita da vinícola Bodega Norton, na Argentina, por meio da implantação da sua solução de etiqueta RFID, combinada com NFC. Além de melhorar a produtividade, o novo sistema aumentou a confiança entre colhedores e supervisores: agora os funcionários têm a certeza de que estão sendo remunerados de forma justa, e ficam mais motivados, pois sabem que seus esforços são devidamente recompensados. Por colocar os colhedores em primeiro plano, a Bodega Norton foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no país.

Em parceria com o integrador de sistemas Fundación Ada Byron (FAB), a HID Global desenvolveu uma solução que substituiu o antigo sistema de rastreamento, que era baseado na distribuição e coleta manual de milhares de fichas de alumínio e plástico que rastreavam a quantidade de uvas colhidas pelos funcionários. Esse sistema dificultava a gestão administrativa e logística, e exigia que os funcionários fossem alocados, uma vez por semana, para a contagem e processamento das fichas. O resultado é que neste dia os colhedores não faziam a coleta das uvas e, assim, não tinham a matéria-prima para prosseguir com a produção de vinho.

“Nós revisamos todo o processo produtivo da Bodega Norton, desde a vinha até a garrafa, para identificar como a tecnologia RFID poderia ajudar a melhorar a precisão, eficiência e produtividade", diz Guillermo Ibarraran, Gerente de Vendas para América Latina, da HID Global. Com o novo sistema, cada funcionário foi equipado com uma braçadeira equipada com um cartão sem contato da HID Global, as caixas de coleta de uva foram marcadas com etiquetas de RFID HID Epoxy Disc, e os supervisores da vinícola passaram a trabalhar com a tecnologia NFC em smartphones. Para ter acesso às informações, os supervisores posicionam o seu smartphone próximo a braçadeira do funcionário, provocando um bip sonoro, que assegura que a caixa de coleta foi contada e creditada ao funcionário apropriado.

"A colheita manual é a única maneira de colher uvas corretamente para garantir o melhor vinho, e na Bodega Norton, as pessoas trazem vida para a vinícola - se você cultivar as melhores pessoas, elas irão ajudá-lo a produzir o melhor vinho", disse Pablo Minatelli, Gerente da Vinícola. "Devido a eficiência do novo sistema, pagamos melhor que outros vinhedos, e isso significa atrair os melhores colhedores. Com as melhores pessoas e a redução de tempo administrativo e despesas, temos uma melhor colheita e produção", enfatiza Minatelli.

Outras áreas da Bodega Norton foram identificadas para implementação da tecnologia RFID no futuro. "Com os cartões e etiquetas ​​ interoperáveis da HID, incorporados a tecnologia NFC, eliminou-se a necessidade de investir em leitores RFID mais robustos”, disse Héctor Franco, da Fundação Ada Byron. "Ainda mais importante, eles nos permitiram incorporar acesso à Internet e integração de aplicações, tais como GPS e contabilidade para o sistema."

O sistema integrado de RFID e NFC gera informações mais detalhadas, em tempo real, que podem ser utilizadas para guiar as melhores decisões de gestão. "Em última análise, o sistema de multi-camadas, rastreamento e gravação RFID que estamos implementando com a ajuda da HID Global e Ada Byron Fundación é projetado para alcançar a nossa missão de produzir os melhores vinhos para os nossos clientes", disse Minatelli.