Assinatura Premium Assinatura Premium

Tempo de processos operacionais da Belma cai 90% com WMS da onBlox

Publicado em 05/08/2021

Por meio da ferramenta de gestão de armazéns, empresa do setor alimentício obteve mais rastreabilidade dos itens, controle das localizações dos produtos e aproveitamento de espaço


Foto: Divulgação

Para obter controle de processos e rastreabilidade de produtos, a Belma, indústria de biscoitos localizada em Aparecida de Goiânia (GO), optou pelo investimento no sistema de gestão de armazém (WMS) da onBlox, empresa do Grupo Máxima, especializada em soluções de logística para a cadeia de distribuição. Com o sistema, a Belma obteve a redução de 90% do tempo investido em processos operacionais.

Antes de adotar o WMS, a empresa enfrentava dificuldades na gestão das etapas percorridas pelos produtos, desde a fase de manufatura até a armazenagem no depósito. Por meio da solução da onBlox, a Belma afirma que conseguiu mais organização, rastreabilidade e eficiência nos processos, incluindo a otimização do controle de qualidade para reverter avarias que podem ocorrer em determinados lotes de produtos.

Outro ponto de atenção envolvia as atividades para atender às necessidades específicas de cada cliente. Existem empresas que estabelecem uma data de validade mínima para receber os produtos, por exemplo. Nesses casos, é preciso uma atenção especial voltada para detalhes relacionados aos produtos, o que tornava a etapa de separação mais demorada.

Com o uso do WMS, esse processo foi otimizado, registrando redução de até 90% no prazo despendido com essa atividade. “Agora basta abrir o navegador, acessar o sistema e eu vejo as posições onde eu tenho que pegar o produto, o que reflete em ganhos em todo o processo operacional”, diz o gerente de TI da Belma, Thiago Dutra.

A empresa reforça que o WMS da onBlox trouxe mais agilidade em outras rotinas, como na separação de pedidos com o reabastecimento automático dos endereços de picking, no monitoramento das operações com a gestão à vista nas telas – permitindo apurar a produtividade da equipe em tempo real e rastrear possíveis interrupções na operação – e na avaliação do desempenho por meio dos relatórios e KPIs gerados.

De acordo com Fabrício Santos, diretor da onBlox, trata-se de uma solução que atende às prioridades de cada empresa, pois é possível escolher pela implantação completa da plataforma logística ou optar pela adoção em blocos, atendendo por fases as demandas mais urgentes de gestão.

“Esse é um dos grandes diferenciais para que a logística possa avançar na cadeia de abastecimento e deixar de representar grandes custos na operação, principalmente num momento em que esta área se tornou estratégica e precisa ser mais dinâmica a cada dia.” – Fabrício Santos, diretor da onBlox.

NOVA FASE NO CENTRO DE DISTRIUIÇÃO

Com o WMS da onBlox, o Centro de Distribuição (CD) da Belma inicia uma nova fase. Agora os processos são automatizados e monitorados em tempo real. “Após as funcionalidades proporcionadas pela ferramenta, a Belma busca otimizar a sua produtividade, reduzir seus custos de logística e aumentar a acuracidade do estoque, se preparando para o crescimento nos próximos anos”, explica Dutra.