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Toyota lança empilhadeira com sistema de detecção humana no Brasil

Publicado em 03/02/2023

Ao detectar presença humana, equipamento emite alarmes sonoros e luminosos e, em caso de maior proximidade, aciona a reversão do sentido de movimento e alivia a aceleração da máquina

Por Redação


A máquina foi apresentada oficialmente ao mercado no evento Movimat, em novembro de 2022 (Foto: Divulgação)

A Toyota lançou no mercado brasileiro uma empilhadeira equipada com sistema de detecção humana. Apesar de ser novidade no mercado internacional, a Toyota 8FBE — já com o módulo SEnS+ — chegou à matriz da companhia em São Bernardo do Campo (SP), em outubro. A tecnologia SEnS+ é exclusiva da Toyota Material Handling Group.

Ao detectar presença humana, equipamento emite alarmes sonoros e luminosos e, em caso de maior proximidade, aciona a reversão do sentido de movimento e alivia a aceleração da máquina. Segundo o gerente de Marketing da Toyota Empilhadeiras, Sandro Gianello, a tecnologia está alinhada à preocupação da companhia com a segurança operacional e das pessoas envolvidas nos processos.

“O sistema SEnS+, por meio de sensores ópticos específicos, reconhece por contornos e por similaridade das formas humanas [cabeça, tronco, membros superiores e inferiores], a proximidade de pessoas em rota de colisão com a máquina quando ela está em deslocamento de ré”, explicou Gianello. “Ou seja, quando o operador está manobrando olhando por cima do seu ombro e do contrapeso da máquina, de forma que a visibilidade direcional é menor ou parcialmente lateralizada à direita.”

A máquina foi apresentada oficialmente ao mercado no evento Movimat, que ocorreu em novembro de 2022 e, em dezembro, foi para uma demonstração aos distribuidores da América Latina. Em seguida, serão realizadas demonstrações em campo para potenciais clientes.

Gianello acrescentou que o recurso se compara ao Sistema de Estabilidade Ativa (SAS) — no qual a máquina monitora permanentemente os principais aspectos de equilíbrio do conjunto máquina e carga — e toma decisões de bloqueio do eixo traseiro e de restrições a alguns movimentos, evitando tombamentos.