LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Via Green cria selo inovador para processos logísticos sustentáveis das empresas

Publicado em 01/11/2012

Preocupação com o desenvolvimento sustentável global e o futuro do meio ambiente do planeta. Este foi o principal objetivo da Via Green - Sustainable Logistics ao criar o pioneiro conceito  Ecofreight, ou "frete ecológico", que consiste na obtenção de selo quando calculadas e neutralizadas as emissões de CO2e (dióxido de carbono equivalente) provenientes do transporte de cargas, seja aeroviário, hidroviário ou terrestre. A neutralização decorre do apoio a projetos ambientais específicos. 

Auditado pela TUV Rheinland, empresa alemã com expertise em inspeções e certificações, o Ecofreight pode ser obtido por meio de uma ferramenta desenvolvida para aferir, em toneladas métricas, o rastro das emissões de gases de efeito estufa (GEE), por onde a carga passar, seja qual for o modal de transporte utilizado. 

“O transporte de cargas no Brasil, é responsável por quase 10% das emissões de gases lançados na atmosfera. Esse fato tem uma representação significativa e é necessária uma conscientização das pessoas e empresários. O controle e a neutralização desses gases se tornará um grande passo para esse processo. Qualquer empresa pode obter o selo, seja transportadoras ou a dona da carga”, ressalta o sócio proprietário da Via Green, Conrado Bertoluzzi.

Com o surgimento do mercado de carbono estabelecido através do Protocolo de Quioto, em 1997, o qual passou a vigorar em 2005, as Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) passaram a ter valor pecuniário, viabilizando projetos ambientais com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável global. A cada tonelada de CO2e que deixa de ser lançada na atmosfera, é gerado um crédito de carbono, que pode ser utilizado para compensar as emissões inevitáveis no ambiente logístico.

 

Realidade atual
Segundo relatório divulgado em 2007, pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), órgão constituído pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) para fornecer informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas, se forem mantidas as emissões atuais de GEE a temperatura mundial poderá aumentar entre 1,1 e 6,4 °C durante o século XXI. 

As consequências desse aumento de temperatura podem resultar em um derretimento glacial ocasionando ondas de calor e chuvas torrenciais. O nível dos oceanos tende a subir de 18 a 59 centímetros. “Esses estudos evidenciam as grandes transformações que poderão nos afetar nos próximos anos. Por isso, acreditamos que o selo possa se tornar uma referência para as empresas como parte de uma política sustentável aplicada também na logística”, explica Bertoluzzi.

Além do selo, que poderá ser aplicado em todos os modais de transporte com emissões neutralizadas, a Via Green disponibilizará um certificado de sustentabilidade para as companhias as quais aderirem ao conceito do ‘frete ecológico’.