Empresa investiu em sistema para automatizar processos e planejamento e dar acesso à foto do entregador, a placa do veículo de transporte, a cubagem e o peso de encomendas
Por Redação
Foto: Divulgação
Unir a experiência de quem inspira a beleza nos lares com a tecnologia no gerenciamento de transporte para obter um alto índice de efetividade nas entregas – especialmente em períodos de alta demanda como a Black Friday – é uma tarefa desafiadora. A parceria entre Westwing e Driv.in tornou este caminho realidade.
Desde que foi fundada pela ex-editora da revista ELLE, Delia Lachance e mais quatro co-fundadores, em 2011, a Westwing continua a crescer. A empresa que comercializa produtos na categoria Home & Living em lojas on-line inspiradoras, já está com sua marca presente em 11 países europeus e gerou uma receita de 433 milhões de euros em 2020.
Especializada em móveis e decoração, a varejista já está há mais de dez anos no Brasil e precisava contar com parcerias fortes para continuar sua expansão em território nacional. Seu objetivo era manter o mesmo grau de eficiência e qualidade nas entregas, mas sem aumentar desproporcionalmente o custo.
Foi por isso que, no final de 2020, quando teve um grande alavancamento em suas vendas no e-commerce e vivenciava um movimento importante de expansão, a Westwing investiu no TMS SaaS Driv.in.
A parceria deu tão certo que a Westwing contou com a Drivin para implementar o sistema e treinar o time nos novos hubs que surgiram posteriormente. Foram eles: WESTLOG CAMPINAS, HUB SP, HUB RJ, HUB DF e o HUB BH, respectivamente nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, no Distrito Federal e em Minas Gerais.
O software é um sistema de gerenciamento de transporte em nuvem que permite ampla visibilidade da operação logística e que conta com funcionalidades que permitem otimizar processos logísticos de transporte. Com essa decisão, a Westwing ganhou em tempo de roteirização, mesmo diante de um aumento da demanda, e pode garantir a qualidade de distribuição em todos os seus canais.
E-COMMERCE E LOGÍSTICA DE ALTA DEMANDA NA BLACK FRIDAY
O cenário de crescimento para o e-commerce no Brasil continua favorável, como revela o estudo encomendado pela Nuvei e desenvolvido pela Americas Market Intelligence (AMI). De acordo com projeção, as transações por e-commerce podem chegar a
US$ 211 bilhões somente neste ano, representando 40% do mercado latino-americano. Se essa onde se mantiver, a expectativa é que, até 2026, o setor cresça 20% ao ano, alcançando a marca de US$ 432 bilhões.
Com o aumento progressivo de suas operações em território brasileiro e impulsionada pelo e-commerce, a Westwing tem investido em uma frota própria, que inclui veículos comprados e alugados, de diferentes capacidades e na criação de hubs logísticos para realizar o cross-docking de suas mercadorias.
Em períodos de alta demanda, como a Black Friday e com a proximidade do Natal, essa movimentação é ainda mais intensa, o que leva a empresa a complementar seu arsenal com veículos terceirizados e contratados de acordo com a necessidade para atender ao grande fluxo, principalmente na last-mile.
O crescimento do e-commerce da Westwing coincide com o avanço das novas tecnologias e a consolidação do comércio eletrônico em todo o país nos últimos dois anos. Com a pandemia de Covid-19 e a diminuição do acesso de pessoas às lojas físicas, a compra on-line tornou-se uma grande janela de oportunidade para o desenvolvimento de negócios.
Neste ano, o mercado promete continuar aquecido. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o período da Black Friday deve movimentar cerca de R$ 4,2 bilhões de reais.
Por sua vez, de acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, mais de
78% dos brasileiros têm intenção de adquirir produtos através da internet na Black Friday em 2022. Cabe lembrar que neste ano também ocorre a Copa do Mundo, evento cuja projeção também é movimentar as vendas on-line.
PARCERIA COM SOLUÇÕES AVANÇADAS, DIGITALIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO NAS ENTREGAS DE BLACK FRIDAY
Drivin é responsável pela automatização no processo de planejamento das entregas efetuadas pela Westwing. Ao longo de seu relacionamento com a empresa tem apoiado na resolução de problemas de roteirização e distribuição com o qual ela debatia há bastante tempo.
Soluções como a possibilidade de acessar a foto do motorista, a placa do veículo de transporte, bem como a cubagem e o peso em cada rota foram diferenciais que
apoiaram o processo e elevaram a qualidade da operação logística. Para atender as necessidades dessa parceira de peso, a plataforma mostrou sua flexibilidade para customização, já que foi desenvolvida uma nova funcionalidade específica a pedido do cliente.
Como parte de seu plano de expansão de seu varejo e já ciente de suas inúmeras oportunidades no comércio eletrônico, a Westwing tem apostado também em lojas físicas, utilizando a mesma logística do seu e-commerce e adicionando carros elétricos à sua frota.
Neste processo acelerado de crescimento, a empresa sabe que pode contar com a tecnologia e expertise da Drivin para atender sua alta demanda com profissionalismo e continuar a manter o sonho de criar um lar inspirador para seus clientes.