Assinatura Premium Assinatura Premium

Yusen Logistics projeta crescimento de 15% em 2019

Publicado em 28/01/2019

Expectativa de demanda deve vir das áreas de varejo, bens de capital e agronegócio. Incremento do consumo interno também deve ajudar aumentar a importação

Pouco antes de encerrar o ano fiscal de 2018, a Yusen Logistics acredita que vai ficar dentro das expectativas e projeta uma expansão de 15% no volume de negócios para 2019. Como empresa japonesa, o ano fiscal de 2018 vai até março de 2019.

 

“O ano fiscal que estamos encerrando foi muito forte na exportação, mas bastante restrito em termos de importação, especialmente por causa da desvalorização do câmbio e do consumo interno ainda bastante tímido”, disse Alexandre Chami, diretor de IFF (International Freight Forwarding). Na visão do executivo, a exportação marítima e a demanda por transporte aéreo e rodoviário foram bem fortes ao longo dos últimos meses, mas alguns segmentos ainda seguem em lenta recuperação, entre eles a importação, tanto via aérea quanto marítima, e os setores de carga projeto e desembaraço.

 

Para o novo ano, a empresa aposta no aumento do consumo interno, com a aceleração da retomada econômica e melhoria dos níveis de emprego, o que deve gerar um aumento da demanda por importação. “Acreditamos que o varejo, o setor de bens de capital e o agronegócio devem ser os maiores impulsionadores dos negócios para a Yusen Logistics no Brasil”, disse Chami. Seguindo a tendência mundial, os investimentos da companhia com matriz no Japão vão se concentrar em e-commerce e sistemas de gestão dos embarques.

 

No segmento de armazenagem, os resultados de 2018 também se revelaram bastante positivos. Houve um crescimento de 30% na movimentação em relação ao ano de 2017. A alta foi atribuída, principalmente, ao aumento das vendas de alguns setores do varejo, em especial, eletrônicos. De acordo com Raquel Teixeira, diretora de Contract Logistics da Yusen no Brasil, no segundo semestre, os principais clientes registraram aumento no volume de vendas, da ordem de 15% a 20%.

 

Segundo ela, o aumento da demanda surpreendeu a empresa e combinada com novos clientes resultou em um crescimento da utilização do espaço de armazenagem da Yusen como um todo. No primeiro semestre, em abril, a Yusen realizou uma ampliação da área de armazenagem. Foram adicionados 4 mil metros quadrados à operação do CD Anhanguera.