Ao se “fintechzar”, a empresa terá mais agilidade operacional, redução de custos administrativos e uma melhor alocação de recursos financeiros
Por Douglas Barrochelo*
Estratégia promove eficiência operacional, redução de custos administrativos e melhor alocação de recursos financeiros (Foto: Shutterstock)
Ao ler o título, talvez, a primeira pergunta que vem à sua mente é: por qual razão incorporar serviços financeiros se o core da minha empresa é atuar no setor logístico? A resposta é simples. Hoje, por meio de empresas especializadas em Banking as a Service (BaaS), é possível oferecer outros de serviços, sem perder o foco no core da empresa, e por outro lado, ampliar fontes de receitas, aumentar eficiência e até mesmo fidelizar clientes.
Por isso, é importante conhecer os cinco principais benefícios de uma estratégia de bancarização em empresas do segmento de logística:
RETORNO FINANCEIRO
Ao criar seu próprio ecossistema financeiro customizado e modular de acordo, por exemplo, com conta digital, carteiras digitais e estrutura de pagamentos, é possível operar uma série de atividades, sem depender de bancos, além de possíveis monetizações de serviços, e economias de taxas, que podem ser utilizadas em diferentes frentes.
INDEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO OS BANCOS
Costumo dizer que as empresas não precisam de bancos, mas sim de serviços financeiros. Por essa lógica, já imaginou quantos produtos é possível ter dentro de casa, por meio de um parceiro que oferece os recursos no formato “White Label”?
PRESENÇA DE MARCA E PERSONALIZAÇÃO
Ao incorporar serviços financeiros “White Label” e imprimir sua própria marca, naturalmente há uma ampliação dos pontos de contato da marca, já que o cartão corporativo leva sua identidade, ou seja, há uma personalização da experiência para o público, ampliando a confiança na marca e na relação com a empresa.
SIMPLIFICAÇÃO
Para ficar em apenas um exemplo, com soluções de cartão cargo frete ou cargo pedágio, a gestão do frete do pedágio é simplificada com pagamento via cartão ou TAG, com controle de saldo permitindo o adiantamento do vale pedágio por meio da carteira digital, por exemplo.
DADOS
Ao internalizar serviços e produtos financeiros, os dados que antes ficavam dispersos entre diferentes instituições e parceiros, passam a estar concentrados na empresa, permitindo identificar os perfis e hábitos de comportamento dos colaboradores e clientes, que podem apresentar insights de negócios.
Basicamente, ao se “fintechzar”, a empresa terá mais agilidade operacional, redução de custos administrativos e uma melhor alocação de recursos financeiros, resultando em uma operação mais coesa e integrada.
*Douglas Barrochelo é CEO da Biz, techfin focada em auxiliar empresas a desenvolver modelos de banco digital em seu ecossistema de negócios.