A Azul Cargo Express, unidade de negócios da Azul Linhas Aéreas, transportou mais de 92,5 milhões de pacotes nos últimos três anos, totalizando mais de 600 mil toneladas de itens. Destes, 25 milhões foram entregues apenas em 2023. A empresa, que completou 15 anos este mês, possui mais de 320 lojas no Brasil e no exterior, atendendo a mais de 5 mil municípios, sendo 2 mil deles com entregas em menos de 24 horas.
Para sustentar o crescimento da operação, a Azul Cargo investiu na criação de novos postos de atendimento, tecnologia e atendimento ao cliente. Segundo a diretora da Azul Cargo Express, Izabel Reis, a inovação tem sido fundamental para superar barreiras logísticas e antecipar as necessidades dos clientes, além de práticas sustentáveis, como a otimização de rotas para reduzir a pegada de carbono.
“Desde 2009, evoluímos de um conceito inovador para uma presença sólida em mais de 5 mil municípios. Cada região apresenta suas peculiaridades, desde infraestrutura até demandas específicas de mercado, o que exige soluções logísticas customizadas e eficientes [...]”, afirmou.
Em comunicado, a companhia afirmou que a Azul Cargo também democratizou o acesso dos brasileiros ao e-commerce, já que as cargas transportadas via modal aéreo chegam 75% mais rápido do que via terrestre. “Uma carga que sai de Porto Alegre, por exemplo, com destino ao Acre, levaria até 10 dias via terrestre – com a Cargo, a entrega é feita em menos de 4 dias”, disse a empresa.
Durante o Prime Day de 2024, evento da Amazon para membros Prime, a Azul Cargo Express transportou mais de 600 mil produtos pelo Brasil, registrando um crescimento de 115% no número de entregas em relação ao mesmo período do ano passado.
Com uma frota de aproximadamente 160 aeronaves e 300 rotas para mais de 150 destinos brasileiros, a Azul Cargo utiliza a capacidade das aeronaves para o transporte de cargas, oferecendo soluções logísticas diversificadas, desde entregas expressas até o envio de encomendas críticas e cargas paletizadas.
TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS
O modal aéreo no Brasil tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores, como o desenvolvimento do e-commerce e a necessidade de atender a demandas logísticas cada vez mais ágeis.
Em nota para a MundoLogística, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) destacou que foram movimentadas 658,9 mil toneladas no primeiro semestre de 2024, 7,5% acima do movimentado no mesmo período de 2023.
“Desse montante, 237,5 mil toneladas foram processadas no mercado doméstico (aumento de 12,7% em relação a 2023) e 421,3 mil toneladas no mercado internacional (aumento de 4,7% comparado a 2023). […] Os dados mais recentes da ANAC [Associação Brasileira de Aviação Civil] mostram que estamos no caminho certo, incrementando a movimentação de cargas.” Leia na íntegra o conteúdo exclusivo produzido pela MundoLogística sobre o transporte aéreo de cargas no Brasil.