LogTalk LogTalk

Bracell implementa Inteligência Artificial para detectar sinais de cansaço e desvios de atenção em motoristas

Publicado em 19/06/2023

A ferramenta consiste em um acompanhamento em tempo real, por meio de câmeras com IA, que emitem mensagens ao motorista como ‘fique atento’ e ‘faça uma pausa’

Por Redação

Bracell implementa Inteligência Artificial para detectar sinais de cansaço e desvios de atenção em motoristas
O objetivo é ampliar a segurança nas operações logísticas (Foto: Divulgação)

A Bracell anunciou a implementação de um sistema que detecta sinais de cansaço e outros desvios de atenção em motoristas que atuam no transporte de madeira e celulose. A ferramenta consiste em um acompanhamento em tempo real, por meio de câmeras com inteligência artificial (IA), que emitem mensagens ao motorista como ‘fique atento’ e ‘faça uma pausa’.

A companhia possui equipes de operadores atuam 24h na central integrada de monitoramento registrando os sinais e tomando as medidas preventivas necessárias. O objetivo é ampliar a segurança nas operações logísticas, que incluem trechos em rodovias e entre as comunidades.

“Este sistema nos permite adotar as medidas necessárias de forma imediata. Com isso, aumentamos ainda mais a segurança para nosso time de motoristas e para os usuários das rodovias. O que vêm ao encontro de um dos nossos valores, sendo o cuidado com as comunidades onde atuam nossas operações”, destacou André Luis Scarin do Amaral, gerente de Logística Florestal da Bracell.

O processo de instalação das câmeras está concluído e abrange 100% da frota própria e de terceiros da Bracell. Além dos alertas em relação ao motorista, as câmeras possibilitam o envio de sinais sonoros e comunicação para a central de monitoramento caso o veículo invada a pista contrária ou esteja muito próximo de outro caminhão.

“Este é um sistema pioneiro em operações de transporte de madeira e celulose, que torna nossas operações mais seguras e assertivas. O sistema nos fornece dados que permitem decisões estratégicas, como remanejar os turnos dos motoristas conforme o perfil de cada um. É uma forma de valorizar o profissional, prezando sempre pela segurança e o bem-estar da nossa equipe”, afirmou Scarin.

RESULTADOS POSITIVOS

A empresa ressaltou que também investiu no módulo de bem-estar, em outubro de 2022. Os motoristas do turno noturno passam por um ‘circuito’, com dez minutos de duração, acompanhados por técnicas de enfermagem que realizam a aferição de pressão, teste de reflexo, exercícios e alongamentos para monitorar a qualidade da saúde do motorista.

“Já tivemos motoristas que descobriram a pressão alta por meio do circuito. Como eram assintomáticos, tornava-se mais difícil detectar a oscilação da pressão arterial. Assim que é identificado, a equipe já encaminha o motorista para seguir o protocolo de saúde cabível”, explicou o gerente de Logística Florestal da Bracell.

Para o motorista Cristiano Rodrigo Ladeira, todo o investimento feito pela empresa traz mais conforto. “A gente que vive nas estradas muitas vezes se sente sozinho. Com essa câmera a gente nunca está mais sozinho. Sei que tem alguém comigo, zelando pelo meu trabalho e minha segurança. Me sinto acolhido e minha família também. Segurança é essencial e todas as ações são sempre bem-vindas”.

O gerente de logística florestal, André Luis Scarin do Amaral, também apontou uma redução de mais de 50% no número de alertas na Central de Monitoramento. “Durante o ano são feitas diversas ações preventivas relacionadas à segurança dos motoristas, como palestras, treinamentos e diálogos diários sobre o tema. Acredito que esses resultados são reflexos dessas práticas somadas à tecnologia das câmeras, a Central de Monitoramento e ao módulo de bem-estar”, afirmou.