Assinatura Assinatura

Contratações da área de logística crescem 86% na Gi Group em 2022

Publicado em 23/02/2023

Segundo a empresa, houve um aumento expressivo de vagas na área para efetivos e temporários; número de mulheres contratadas para diferentes cargos na área de logística tem salto de 153%

Por Redação


O cargo de auxiliar de logística segue como o primeiro com maior número de contratações (Foto: Divulgação)

A área de logística foi destaque em contratação em 2022 na Gi Group Holding, empresa especializada em outsourcing, recrutamento e seleção e gestão de mão de obra. Foram 17.045 admissões, um crescimento de 86% comparado com as 9.117 em 2021. 

Os dados englobam trabalhadores efetivos, temporários e contratos de serviços gerenciados. Houve ainda um expressivo aumento, de 153%, de mulheres contratadas para diferentes cargos na área de logística também. 

No ano passado, os cargos de auxiliar de logística, conferente, ajudante de serviços gerais e auxiliar de operações tiveram mais contratações. Em 2022, o cargo de auxiliar de logística segue como o primeiro com maior número de contratações, registrando alta de 104% em relação ao ano passado.

Para Rogério Falzoni, diretor-executivo da Gi BPO, divisão de outsourcing da Gi Group Holding, os resultados mostram uma evolução do setor, impulsionada, principalmente, pela expansão da atividade no comércio eletrônico, o que vem exigindo das empresas uma estratégia para aumentar a eficiência na logística de distribuição. Esse cenário reflete no crescimento das equipes e abertura de novas posições.

“Em muitos casos, como datas sazonais, por exemplo, as empresas precisam responder de forma rápida a picos de demanda com a contratação imediata de profissionais especializados. Nesse sentido, o setor de serviços de Recursos Humanos vem implantando abordagens inovadoras para reduzir a escassez de mão de obra, oferecendo soluções ágeis de profissionais para cargos operacionais até liderança em requalificação, transições e gerenciamento de carreira”, afirmou.

"Outro ponto importante ao recorrer a serviços de empresas especializadas em terceirização é a segurança jurídica na contratação, especialmente de temporários, terceirizados ou serviços gerenciados de outsourcing, com o cumprimento rigoroso da legislação trabalhista", complementou Rogerio Falzoni.

Segundo a empresa, o crescimento das contratações por meio da Gi Group Holding foi expressivo em grandes empresas do ramo de e-commerce e bebidas. “Com o crescimento exponencial da demanda do e-commerce, terceirizar o setor de logística, para muitas empresas, também foi uma saída para continuar entregando um serviço de qualidade, e estávamos preparados para atender a essa demanda por mão de obra. Sem dúvida, esses números reforçam a nossa presença no setor e expertise para o desenvolvimento do mercado de trabalho”, disse o diretor da Gi BPO.

Cinco estados tiveram crescimento no número de novas vagas em 2022, com destaque para Minas Gerais (238,59%) e Paraná (184,89%), seguidos por Rio de Janeiro (92,22%), São Paulo (86,48%) e Rio Grande do Sul (4,92%). A maioria das contratações de 2022 se concentra em São Paulo (11.045).