LogFut 24 - Banner Home LogFut 24 - Banner Home

Contratações no setor de Logística crescem com a Black Friday e a Copa do Mundo

Publicado em 03/10/2022

De acorco com executivas do grupo IBL Logística, há uma previsão de crescimento de 23% no volume de vendas no período, que também contempla a alta causada pelas festas de fim de ano

Por Redação


Foto: Shutterstock

As empresas do setor logístico e e-commerce começam a se preparar para o aumento das vendas neste final de ano. Datas como a Black Friday, a Copa do Mundo e Festas de Fim de ano costumam aumentar a demanda do consumo e impulsionar todo o setor. De acordo com um estudo produzido pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) para 2022, a projeção é de um aumento de 12% nas transações online e, consequentemente, entregas feitas. A movimentação do setor estimula além da economia a abertura de vagas em diversas áreas, desde produção, passando por logística e vendas.

A IBL Logística, que atua no segmento de transporte, distribuição e armazenamento de cargas, está se preparando para novas contratações com a finalidade de suprir a demanda, principalmente da Black Friday. “A expectativa do grupo é que podemos crescer 15%, em relação ao faturamento do ano passado. E com a Copa do Mundo, os números podem chegar a 23% no volume de vendas”, disse a gerente e gestora comercial do segmento eletrônico da empresa, Andreia Bonetti.

De acordo com a gerente de RH da IBL Logística, Regilane Assunção, os consumidores estão cada vez mais exigentes e isso demanda agilidade na reposição de mercadorias para atender aos grandes varejos. “O aumento das compras da internet vem provocando nos últimos dois anos uma revolução na área da logística e isso cada vez mais estimula a contratação de novos colaboradores. [...] Com essa movimentação, estamos prevendo abrir 30 novas vagas para motoristas agregados.”

Com a demanda em alta, nos cinco primeiros meses foram 83 contratações e, no mês de abril, mais 12 vagas foram preenchidas, um crescimento de 23% nas contratações com relação a 2021. Até o final do ano, serão mais 130 pessoas contratadas para suprir a demanda da Copa do Mundo, Dia das Crianças e as festas do Final do ano.

Além do aumento da contratação da mão de obra especializada, muitas vezes também é primeira oportunidade para muitos. “Com esse movimento, as companhias ampliam seu quadro de funcionários e passam a conhecer novos talentos, que podem ser incorporados como efetivos a longo prazo. Os novos colaboradores ganham a chance de se recolocar no mercado de trabalho, adquirir ou aperfeiçoar habilidades, conhecer novos setores e, quem sabe, ainda pleitear uma vaga no futuro", afirmou Regilane.