Em parceria com a Abbiamo, Reserva reduz tempo de delivery em 70%

Publicado em 10/02/2023

Segundo a empresa, a colaboração ampliou em 4 vezes a quantidade de pedidos entregues pela loja nas principais praças do Brasil, além de reduzir o tempo de entrega em cerca de 6 vezes

Por Redação 


Reserva ampliou parceria com a Abbiamo para 2023 (Foto: Divulgação)

A Reserva (AR&Co) decidiu ampliar a parceria com a Abbiamo, reforçando ainda mais a estratégia de crescimento omnicanal com foco em entregas pela loja para 2023. A empresa divulgou que, com a plataforma de orquestração logística da startup carioca, ampliou em quatro vezes as entregas pela loja nas principais praças do Brasil e realizou entregas em menos de 30 minutos durante a Black Friday de 2022 — uma das datas mais importantes do varejo nacional.

Para a Rerserva, isso significa que, além de usufruir do pacote de benefícios de um orquestrador de alto nível – como redução de custos e maior velocidade na entrega ao utilizar o ship from store –, a marca atingiu o principal objetivo proporcionar a melhor experiência ao cliente na jornada de entregas.

A parceria começou por um projeto-piloto, em que a Abbiamo atuou nas principais lojas da Reserva na cidade do Rio de Janeiro. Na época, a operacionalização ocorreu por meio do aplicativo Abbiamo, que concentrou as atividades de entregadores de uma frota dedicada. 

Segundo a Reserva, a parceria gerou bons resultados e impactos positivos na experiência dos clientes, com destaque para o aumento significativo da taxa de respostas da pesquisa NPS. Daí em diante, a expansão da operação para os outros grandes centros de atuação da marca foi natural.

A empresa explicou que aliou sua operação de frota dedicada à de transportadoras integradas à Abbiamo que, mesmo com o modelo de operação híbrida, manteve a experiência do cliente intacta, 100% white label e padronizada. Assim, a marca da Reserva sendo exposta durante toda a jornada de entrega, nas comunicações com o cliente e nas operações de rastreio em tempo real.

A parceria se estendeu para a Reserva Mini e para a Reserva Go e o relacionamento entre as marcas ganhou um reforço com um plano de expansão, seguindo para as demais lojas do grupo AR&Co para 2023. Desta forma, a Abbiamo atinge cerca de 50% dos pontos de venda próprios da Reserva, aumentando em quatro vezes a quantidade de pedidos enviados pela loja e reduzindo o tempo médio de entrega em cerca de seis vezes.

Aurélio de Pádua, co-fundador da Abbiamo e um dos responsáveis pelo relacionamento com a marca, explicou que trabalhar em um projeto desse porte com a Reserva viabilizou o que a Abbiamo sempre buscou em uma parceria com corporate: velocidade e foco no consumidor.

“O futuro da logística omnichannel passa por oferecer múltiplas opções de entrega em cada loja, e isso só é possível com uma tecnologia inclusiva”, disse o executivo. “Conseguimos oferecer valor para todos os elos da cadeia; rapidez e transparência ao consumidor, controle e visibilidade para a Reserva e automação e facilidade para a loja.”

Ainda sobre resultados, ele explica que a taxa de respostas da pesquisa NPS também foi um indicador de sucesso acompanhado de perto desde o início do projeto. As boas práticas resultaram em um crescimento de 90% na taxa de resposta da marca e um aumento de 20% no indicador de NPS.

A empresa destaca que o aumento da taxa de respostas se deu pela assertividade no momento e nos canais de envio da pesquisa. Com a comunicação durante toda a jornada de entrega utilizando gatilhos enviados em tempo real e canais de comunicação específicos, a Abbiamo contribui para deixar o cliente mais bem informado e, consequentemente, mais satisfeito, incentivando esse engajamento.

"Graças a nossa parceria com a Abbiamo, pudemos reduzir o prazo médio de entrega, dando aos nossos clientes alternativas mais rápidas de atendimento”, pontuou o gerente de Transportes da Reserva, Anderson Lima. “Além disso, a roteirização auxilia o nosso motorista a entregar o pedido utilizando rotas mais curtas, gerando uma previsibilidade para o nosso cliente sobre o horário em que o pedido será entregue.”

CONSISTÊNCIA E EFICIÊNCIA

A operação da Reserva junto à Abbiamo ocorreu durante o Dia dos Pais, a Black Friday e o Natal de 2022, com 100% de disponibilidade e com diversos feedbacks das lojas sobre o fluxo e a facilidade do processo. De acordo com a empresa, isso permitiu que algumas etapas da loja fossem automatizadas — e outras facilitadas — em todos os níveis operacionais, tanto para a loja quanto para o time de gestão.

"Tivemos lojas trabalhando com o modelo híbrido de transporte, dividindo as demandas em entregas com motos convencionais, motos elétricas e transportadoras locais, uma flexibilidade que se provou essencial para escoar os pedidos com fluidez principalmente durante essas épocas de pico, sem falar na sustentabilidade do negócio, a entrega quando despachado da loja reduz drasticamente o CO2 gerado em comparação com saídas de Centros de Distribuição", complementou o co-fundador da Abbiamo.