Tema será um dos destaques da 5ª edição do Logística do Futuro, evento que será realizado pela MundoLogística nos dias 2 e 3 de outubro, em São Paulo
Por Camila Lucio
Imagem ilustrativa visibilidade logística (Foto: Shutterstock)
No cenário atual da logística, a visibilidade ponta-a-ponta se tornou um elemento crucial para a eficiência e competitividade das operações. Com o crescimento do comércio eletrônico e a crescente demanda por entregas rápidas e precisas, empresas de todos os setores estão investindo fortemente em tecnologias que permitem o monitoramento e a análise de dados em tempo real ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Conforme dados da pesquisa “Raio X da Logística”, realizada pela Trackage entre 23 de maio e 5 de junho de 2023, mais da metade dos participantes da pesquisa afirmou ter visibilidade de ponta a ponta em suas operações, enquanto 85,7% possuem indicadores-chave de desempenho bem definidos (KPIs).
Embora muitas empresas estejam investindo em tecnologia, apenas 31% delas investem mais de R$ 100 mil por mês. O orçamento limitado continua sendo uma barreira significativa para investimentos mais substanciais em tecnologia, além de falta de alinhamento e comunicação entre setores, tempo de retorno de investimento e resistência à mudança. Contudo, os investimentos em tecnologia são realizados por 71,5% das empresas entrevistadas.
A pesquisa destacou a Torre de Controle como a ferramenta mais necessária para a maioria dos respondentes, o que ressalta a crescente importância da visibilidade e controle em tempo real nas operações logísticas — correspondendo a 23,8 — seguido de WSM e TMS — com 21, 4%.
COMO OBTER VISIBILIDADE LOGÍSTICA?
Em artigo da edição 93 (março/abril de 2023) da MundoLogística, Achiles Rodrigues ressaltou que a falta de visibilidade logística pode ter efeitos devastadores para as empresas. As principais consequências são atrasos na produção, nas entregas de cada etapa da cadeia logística, perdas financeiras e, muitas vezes, até mesmo cancelamento de pedidos e perda de vendas. Isso implica diretamente na insatisfação dos clientes.
Mas como obter visibilidade logística? De acordo com o especialista, a chave para o sucesso está em adotar as melhores práticas de logística e investir em tecnologia de rastreamento de ponta. Com a tecnologia de rastreamento de última geração, é possível acompanhar em tempo real o status do transporte, detectar problemas rapidamente e otimizar o gerenciamento de suas operações. Contudo, apesar de aquisição de tecnologia ser uma resposta direta, ela — a tecnologia — não vai resolver todos os problemas.
“Eu explico. Ter um ERP (Enterprise Resource Planning) de milhões, mas que não está integrado ao resto do ecossistema, não resolve muito. Isso também vale para um TMS (Transportation Management System), um planejador de carga ou qualquer outra ferramenta “solta”. Não basta ter a tecnologia. É preciso que ela esteja combinada com uma mentalidade integradora, processual, criativa e aberta a mudanças”, esclareceu Rodrigues.
LOGÍSTICA DO FUTURO
À medida que as tecnologias continuam a evoluir e se tornar mais acessíveis, espera-se que cada vez mais empresas adotem essas soluções para aprimorar suas operações.
Dados e visibilidade de ponta serão um dos temas apresentados na 5ª edição do Logística do Futuro — evento da MundoLogística que reúne profissionais e especialistas do setor para discutir e explorar tendências, inovações e melhores práticas que moldarão o futuro dessa área.
Com mais de 70 palestrantes e abordando esse e outros temas como omnicanalidade, otimização de malha e responsividade, o evento será realizado nos dias 2 e 3 de outubro no Transamérica Expo, em São Paulo. As inscrições podem ser realizadas no site https://logisticadofuturo.com.br/.