O primeiro Relatório de Sustentabilidade do Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do País, consolida ações que são fruto da visão para a sustentabilidade do grupo. A companhia é a primeira empresa do setor portuário a reunir os seus dados em relatório elaborado dentro das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
”O relatório reflete a evolução do nosso modelo de gestão. É fruto de uma longa e profunda reflexão que envolveu diversos stakeholders e trouxe um novo olhar sobre a empresa”; explica Cláudia Falcão, diretora de Desenvolvimento Organizacional.
O Grupo Libra tornou-se signatário do Pacto Global e membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, iniciativa das Organização das Nações Unidas que estabelece princípios relacionados a diretos humanos, práticas trabalhistas, meio ambiente e atuação ética. A Visão de Sustentabilidade do Grupo Libra é dividida em 4 pilares: Atuar de forma ética e transparente; Melhorar o aproveitamento dos recursos naturais; Ser parceiro no desenvolvimento das comunidades de entorno e Evoluir de forma consistente na gestão dos colaboradores. No campo da Ética, a Libra tem trabalhado intensamente na disseminação dos princípios Libra de Relacionamento, que tem por objetivo orientar com clareza as ações e decisões tomadas dentro do grupo. As linhas de ação para relacionamento com colaboradores, clientes e fornecedores constam em manual que acaba de ser distribuído entre os públicos. O Guia de Governança Corporativa, também lançado em 2011, tem a finalidade de orientar os colaboradores sobre a estrutura de Governança e os processos decisórios em suas diferentes instâncias e alçadas.
Outra iniciativa da empresa é o estabelecimento do Canal de Ouvidoria Interna, por meio do qual os colaboradores de todas as empresas do grupo podem fazer consultas, sugestões, elogios, reclamações ou denúncias. O Comitê de Ouvidoria analisa as principais ocorrências e determina estratégias para os casos especiais.
Nas áreas de gestão ambiental e projetos sociais, os resultados foram positivos: houve redução de 7,6 % das emissões de gases de efeito estufa (GEE) entre 2010 e 2011 e de 83,3% em resíduos perigosos no Porto de Santos – projeto que venceu a categoria “Sustentabilidade em Processos e Serviços” do Prêmio Eco 2011, promovido pelo jornal Valor Econômico -, além da adoção de tecnologias com baixo impacto ambiental, como o investimento em equipamentos que consomem 50% menos óleo diesel. O Prêmio Libra de Inovação e Sustentabilidade, criado há quatro anos para estimular e valorizar as boas práticas, tornou possível que os colaboradores se apropriem das práticas no tema. Desde sua criação, já são mais de 400 projetos e ideias de todas as empresas do grupo. Muitas das iniciativas surgidas já fazem parte do dia-a-dia do grupo.
Desenvolver equipes de alta performance é também fator crítico de sucesso no processo de crescimento do Grupo Libra. A educação corporativa tem papel fundamental e, em 2011, 79% dos colaboradores receberam no mínimo 20 horas de treinamento. Além dos programas realizados tanto no âmbito corporativo quanto nas unidades de negócio, os colaboradores são motivados a serem agentes do seu próprio desenvolvimento. Todos passam por um processo anual de avaliação de desempenho baseado em competências e recebem feedback individual. Para diretores e gerentes é aplicado o modelo 360 graus. Ao final do processo, os líderes elaboram o próprio Plano de Desenvolvimento Individual, que norteia sua capacitação e desenvolvimento.