Assinatura Premium Assinatura Premium

Hidrovias do Brasil: maior comboio do país aumenta em 40% a capacidade de transporte

Publicado em 23/02/2023

A primeira viagem iniciou na última semana; empresa é a única no país com autorização para navegar com 35 barcaças no trecho Itaituba-Barcarena, no Arco Norte

Por Redação


Com 346 metros de comprimento e 75 metros de largura, o camboio tem capacidade de transportar até 70 mil toneladas (Foto: Divulgação)

A Hidrovias do Brasil iniciou na última semana a viagem do maior comboio fluvial do país, após treinamentos para capacitar a tripulação para a segurança e eficiência da navegação. Segundo a companhia, o comboio é composto por 35 barcaças, com capacidade de transportar até 70 mil toneladas e possui 346 metros de comprimento e 75 metros de largura. Essa nova composição aumenta em 40% a capacidade de transporte, quando comparado aos comboios de 25 barcaças da companhia. 

Com isso, será possível levar mais carga em uma única viagem, garantindo ganhos na eficiência e consequente redução na emissão de carbono por tonelada transportada. Na comparação com o modal rodoviário, este comboio substitui aproximadamente 1.666 caminhões por viagem.

A primeira viagem saiu da embarcação do Terminal de Uso Privado (TUP), em Barcarena (PA), com destino à Estação de Transbordo de Carga (ETC), em Itaituba (PA), ambos os terminais da companhia, onde será carregado com grãos.

"Na Hidrovias do Brasil, temos o compromisso de sempre promover entregas inovadoras, eficientes e sustentáveis. O início das viagens do comboio de 35 barcaças é a prova dos nossos esforços com esses pilares e demonstra a força da companhia em sempre entregar as melhores soluções" destacou Gleize Gealh, vice-presidente de Operações da Hidrovias do Brasil.