Multilog Multilog

Logística do Futuro: Confira tudo sobre o primeiro dia do evento

Publicado em 29/08/2023

Evento teve programação formada por painéis e feira de negócios para abordar temas como Inteligência Artificial nas operações, colaboração em logística, integração de fluxos e muito mais

Por Christian Presa

logistica do futuro primeiro dia mundologistica evento
Evento ocorreu no Shopping Frei Caneca, em São Paulo (Foto: Camila Lucio)

Começou a 4ª edição do Logística do Futuro, realizado anualmente pela MundoLogística para abordar o que deve ser destaque da agenda do setor para os próximos anos. Entre hoje (29) e amanhã (30), o evento terá uma programação formada por painéis e feira de negócios para abordar temas como Inteligência Artificial nas operações, colaboração em logística, integração de fluxos e muito mais. Ao todo, o Logística do Futuro terá a participação da GLP, nstech, T4S, Trimble, Corelog, Infor, G2L, gobrax e mais de 60 outras companhias.

O evento foi aberto com o painel “Uso integrado de múltiplas soluções logísticas: desafios de implementação & ganhos de serviço, custo e governança”, que teve a participação de Vasco Oliveira (CEO da nstech), Iasmin Tavares (head de Transportes da Mondelez), Rodrigo Koelle (CEO da Strada) e foi mediado por Paulo Oliveira (head de Eventos da MundoLogística).

Em seguida, Eduardo Botelho Lotti (diretor de Supply Chain da Suzano) conduziu o painel “Transformando a tomada de decisão com IA”, que teve a participação de Rebeca Ludovico (Sales Manager da Trimble), Jean Pierre (diretor de Inovação Logística da Ambev) e Renata Cabrini (head de Produtividade e Planejamento Logística da Raizen). O tema também foi destaque no painel da Infor, que focou em “IA e Machine Learning Inteligência Artificial aplicada na gestão de armazéns. O painel foi integrado por James Barroso, (diretor de Marketing da Infor), Alexandre Westphalen (diretor de Logística e Transportes do Grupo Pão de Açúcar), Adriano Munaretti (gerente geral de Materiais da CSN) foi mediado por Paulo Leônidas (diretor de Supply Chain da Grupo Lactalis).

A programação da manhã foi encerrada com o painel “Do armazém ao destino: Integração de fluxos logísticos e tecnologia otimizando a cadeia”, que trouxe um bate-papo entre Maurício Leonel (diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios & Marketing da G2L Logística), Roberto Hasil (Supply Chain Excellence Director da Mondelez Internacional) e Lilian Calado (diretora da Unidade de Suprimentos do InCor HC). A conversa foi mediada pela diretora de Distribuição e Logística da Adidas, Tania Fernandes.

A tarde se iniciou com o painel “Integração de canais (omnichannel), muitos desafios e enormes oportunidades”. Mediado por Maria Fernanda Rocha, (Gerente de Produção e Soluções de Entrega da Natura), o bate-papo teve a participação de Alvaro Loyola (Country Manager Brasil da Drivin), Fernando Castro (diretor de Logística do Grupo DPSP) e Marcello Bernabe (COO da Estoca). Simultaneamente, o painel “Malhas logísticas urbanas como diferencial das cadeias de abastecimento” teve a participação de Clarisse Etcheverry (CEO da EREA), Bianca Tavolari (pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento — Cebrap), José Augusto Urquiza (diretor de Logística da Léo Madeiras) e Adriana Hansen (Green Building Expert da CTE), que mediou o bate-papo.

Na sequência, o Gerente Nacional de Logística da Dexco, Doriedson Fernandes, mediou o painel “Gestão efetivamente integrada: desafios de implementação, ganhos constantes de eficiência”. Também participaram do bate-papo Eliane Souza Nascimento (diretora de Supply Chain da St. Marche), Tandara Martins (Fulfillment Operations Manager do Mercado Livre) e Jacira Santos (Gerente do Centro de inovação e Excelência Logística da BRF). Enquanto isso, o painel “Uso de novas tecnologias para serviços logísticos: valor real para clientes, rentabilidade e segurança para empresas” teve a participação de Nícolas Galvão (CEO da Delta Global), Daniel Machado (diretor de Operações da Addiante), Andre Volpi (head of Transports & Logistics Operations da Reckitt) e foi mediado por Fernando Picasso (professor de Gestão da Cadeia de Suprimentos do Insper).

O encerramento do primeiro dia ficou por conta do “CEO Talks”, que teve o Marcos Lutz (CEO do Grupo Ultra) falando sobre a importância da logística nos negócios.