LogTalk LogTalk

Maersk anuncia Vicent Clerc como novo CEO a partir de 2023

Publicado em 13/12/2022

Soren Skou deixa empresa depois de quase sete anos à frente das decisões da companhia; novo CEO toma posse efetiva do cargo no dia 1° de janeiro de 2023

Por Aclizio Valério, com informação de Assessoria de Imprensa


Foto: Divulgação

A Maersk anunciou nesta semana Vincent Clerc como novo CEO da companhia. Atualmente, o cargo é ocupado por Soren Skou, que assumiu a posição em 2016 e, entre outros feitos, liderou a transição da A. P. Moller - Maersk A/S (Maersk) de um conglomerado diversificado para uma empresa de logística integrada.

Vincent Clerc, que está como CEO de negócios da Ocean & Logistics, se tornará sucessor efetivo de Skou a partir de 1º de janeiro de 2023.

“Soren contribuiu para o desenvolvimento do nosso grupo ao longo de quase quarenta anos, dos quais onze anos como CEO da Maersk Tankers, quatro anos como CEO da Maersk Line e quase sete anos como CEO da Maersk. Durante seu mandato como CEO da Maersk, Soren foi fundamental para redefinir a Maersk como um fornecedor de logística de ponta a ponta centrado no cliente com uma posição de liderança global em soluções de transporte sustentável”, ressaltou presidente do Conselho Administrativo, Robert M. Uggla.

O executivo também comentou sobre a nova liderança ser capacitada e ter as experiencias certas para o desenvolvimento estratégico e organizacional. “O Conselho tem o prazer de anunciar Vincent Clerc como o novo CEO da Maersk. Desde 2019, Vincent é o CEO da Maersk Ocean & Logistics, que contribui com uma parte significativa do capital investido e dos resultados da empresa. Ele tem sido um líder fundamental para a transformação da Maersk, demonstrando grande perspicácia estratégica, habilidade de executar planos complexos e entregar valor de longo prazo para os acionistas por meio de soluções atraentes para os clientes.”

Soren Skou disse encerra o vínculo com a Maersk com o sentimento de ter feito a empresa crescer, “Por quase sete anos, trabalhei junto com minha equipe para mudar o modelo de negócios, a cultura, a espinha dorsal digital, e os resultados para tornar a Maersk novamente uma empresa lucrativa em crescimento”. Skou ainda falou da experiência de ter trabalhado com novo CEO, “Trabalhei de perto com Vincent por mais de uma década e estou confiante de que ele está pronto para levar a empresa ao próximo nível.”

De acordo com Vicent Clerc, o sentimento de assumir a posição de CEO é de emoção e ansiedade para a nova trajetória dento da empresa. Ele também destacou como o mercado pode estar alinhado aos pensamentos de crescimento da empresa atualmente. “As empresas estão repensando suas cadeias de suprimentos neste novo ambiente, buscando mais estabilidade e mais suporte em sua jornada de descarbonização. Isso representa uma incrível oportunidade de negócios para a Maersk, que todos nós estamos animados para aproveitar. Isso exigirá de nós que mantenhamos o rumo de nossa estratégia, cumprindo nossos roteiros de digitalização e descarbonização, enquanto mantemos um olhar mais atento do que nunca em nossa excelência operacional e desempenho. Quando fizermos isso, teremos um profundo impacto positivo para todos os nossos stakeholders.”