A Movecta revelou estar utilizando Inteligência Artificial e outras tecnologias embarcadas na cabine dos motoristas para zerar os acidentes com caminhões. A iniciativa é parte de um projeto experimental implementado na unidade de Lages (SC) com o objetivo de minimizar e eliminar as ocorrências no trânsito.
Em comunicado, a companhia explicou que as câmeras ajudam a observar e monitorar o comportamento dos motoristas dentro da cabine. O sistema de telemetria e IA capturam os comportamentos inadequados (falta do cinto de segurança, se alimentar, fumar ou usar o celular enquanto dirige), grava alguns segundos, avisa o motorista e dispara a informação para uma central.
“A área de Segurança da Movecta recebe a informação e busca reeducar o time de motoristas, oferecer treinamentos e orientações”, descreveu o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da companhia, Rogério Fernandes Costa.
Desde que a iniciativa foi adotada, no início deste ano, a companhia pôde perceber uma redução nos indicadores de segurança no trânsito. Em janeiro, quando o projeto iniciou, foram registrados 0,12 comportamentos inadequados por viagens. Em agosto esses mesmos indicadores ficaram em 0,06 por viagem, apontando para uma redução de 50%.
“Esse programa é importantíssimo para reduzir ao máximo o risco de acidentes. Ele ajuda a preservar a vida do condutor e de terceiros, diminuir os prejuízos financeiros com acidentes e com a carga, que não chega ao destino, impactando toda uma cadeia produtiva”, ressaltou Costa. “Além de cuidar da segurança do condutor, impacta na conformidade e gestão da frota, padronização de processos e gerenciamento em tempo real.”
Segundo a Movecta, a ideia é expandir esse programa para as demais unidades ao longo dos próximos meses.