Assinatura Assinatura

Oscar de RFID: Renner ganha prêmio nos EUA por projeto com etiquetas inteligentes

Publicado em 17/05/2023

Empresa foi campeã da categoria “Varejo” na premiação RFID Journal Awards 2023 por sistema de gestão, controle, reposição e segurança de produtos que aumentou em 64% a acuracidade dos estoques

Por Redação

Oscar de RFID: Renner ganha prêmio nos EUA por projeto com etiquetas inteligentes
A companhia brasileira foi a primeira colocada na categoria “Varejo” (Foto: Shutterstock)

A Renner foi vencedora do RFID Journal Awards 2023, principal premiação internacional da área de tecnologia de identificação por radiofrequência. Concorrendo com empresas do mundo todo, a companhia brasileira foi a primeira colocada na categoria “Varejo” pela implementação de um projeto de gestão, controle, reposição e segurança de estoques usando RFID. O anúncio foi feito em Orlando (EUA), durante a RFID Journal Live.

Atualmente, todos os produtos da Renner possuem uma etiqueta inteligente que leva um microchip com tecnologia RFID, usando ondas de rádio para gerar e armazenar dados a distância. Segundo a empresa, a solução foi desenvolvida em parceria com a Sensormatic, do grupo Johnson Controls, e é utilizada em todas as lojas da marca no Brasil, Uruguai e Argentina, totalizando mais de 400 pontos de venda. Com o sistema, a Renner faz cerca de 4 milhões de leituras por dia, que permitem aplicações inovadoras em diferentes pontos do ciclo de vida dos produtos.

“Este prêmio reconhece nosso extenso trabalho de pesquisa e inovação para implementar a tecnologia mais eficiente, ágil e segura para gestão de nossos estoques, com resultados significativos na experiência dos clientes”, comemorou o diretor de Riscos da Lojas Renner, Alexandre Ribeiro. Concluído em 2022, o projeto combina funcionalidades de alarme antifurto com a gestão de dados, possibilitando a atualização do estoque de forma contínua.

APLICAÇÕES NA OPERAÇÃO

A inovação automatiza a leitura de tudo o que está disponível, deixando claro em tempo real o volume de cada peça em cada loja. Com isso, a Renner reduziu de vários dias para poucas horas o prazo necessário para a realização dos inventários de produtos e aprimorou a gestão. A empresa divulgou que diminuiu em 87% a ruptura de estoques, que corresponde à falta de um item para venda. Além disso, aumentou em 64% a acuracidade dos estoques, que representa a quantidade física de produtos que fato estão disponíveis, comparado ao que está registrado no sistema.

A solução RFID ainda possibilitou que a Renner implementasse uma solução de leitura automatizada dos produtos em todos seus canais de pagamento, inclusive nos caixas de autoatendimento. Isso acelera o fluxo de checkout, evitando o tempo gasto para registrar os produtos e retirar os alarmes manualmente.