LogTalk LogTalk

Parceiras há seis meses, GOL e Mercado Livre incorporam 3º avião cargueiro à operação

Publicado em 09/03/2023

Nova aeronave voou de Garulhos (SP) para João Pessoa (PA); segundo comunicado, quarto avião dos seis cargueiros previstos pela parceria chega ao Brasil ainda em março

Por Redação


Nova aeronave fará também a rota para Porto Alegre (Foto: Divulgação)

Seis meses após o primeiro voo, a GOL Linhas Aéreas – por meio da unidade de logística GOLLOG – e o Mercado Livre anunciaram a primeira operação da terceira aeronave cargueira destinada exclusivamente à parceria. O Boeing 737-800 BCF partiu de Guarulhos (GRU) com destino a João Pessoa (JPA).

Desde setembro de 2022, duas aeronaves cargueiras já estão operando, realizando o transporte de cargas de produtos do Mercado Livre para as bases de Brasília (BSB), Fortaleza (FOR), Recife (REC), São Luís (SLZ) e Teresina (THE). A partir do dia 24 de março, a nova aeronave fará também a rota para Porto Alegre (POA), encurtando o prazo para entrega também na região Sul do país.

A quarta das seis aeronaves previstas pelo acordo entre as duas empresas deve chegar ainda no mês de março, dando início à segunda fase dessa parceria. O início das operações dessa nova aeronave está previsto para o dia 3 de abril. Já o quinto e o sexto cargueiros da parceria chegarão ao longo de 2023.

A primeira operação começou no dia 2 de setembro de 2022 e, desde então, já aconteceram mais de 950 decolagens, com o transporte de 27.800 toneladas de produtos. A etapa inicial da parceria contempla seis aeronaves da GOL, todas do modelo Boeing 737-800 BCF, e faz parte do pacote de investimentos de R$ 17 bilhões que o Mercado Livre anunciou no ano passado para o Brasil. Os aviões destinados à operação fazem parte da frota atual da GOL e sempre passam por um processo de conversão para cargueiros, com equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência, e capacidade para 24 toneladas.

“A parceria vem simbolizando uma nova fase para a GOL e para a GOLLOG. Este modelo de negócio, inédito para a companhia, tem como parceiro o líder do mercado de e-commerce na América Latina, portanto não podemos negar que essa união só trouxe benefícios para ambos os lados”, destacou o diretor-executivo da GOLLOG, Rafael Martau. “Fazer parte desse processo, e contribuir para democratizar este serviço para milhões de brasileiros, de forma estruturada e sustentável, nos orgulha e nos motiva a seguir crescendo dentro deste mercado nos próximos anos.”

Pablo Navarrete, diretor-sênior de transportes no Mercado Livre para a América Latina, celebrou o amadurecimento da parceria. “A sinergia com a GOLLOG nos fortalece para seguirmos explorando as muitas oportunidades do e-commerce brasileiro, com nossa operação aérea ganhando cada vez mais relevância, tanto para os resultados do nosso marketplace, quanto para a garantia da qualidade e agilidade das entregas em todo o Brasil.”