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Portobello Shop investe em IA para previsão de vendas e otimiza estoque em quase R$ 20 milhões

Antes da adoção da Inteligência Artificial, a Portobello Shop utilizava métodos tradicionais, como planilhas de Excel, para prever vendas, o que gerava rupturas e excesso de estoque

Publicado em 16/09/2024 — por Redação
Portobello Shop investe em IA para previsão de vendas e otimiza estoque em quase R$ 20 milhões
Imagem ilustrativa (Foto: Shutterstock)

A Portobello Shop está utilizando Inteligência Artificial para melhorar a previsão de vendas e gestão de demanda, com impacto direto na otimização de estoques, alcançando uma redução de quase R$ 20 milhões. Nos últimos dois anos, a empresa investiu na digitalização do negócio, focando na experiência do cliente e implementando pesquisas de NPS em todas as lojas, além de redesenhar a jornada de compra com foco em Customer Experience (CX). 

Ricardo Breda, Head de S&OP da Portobello Shop, explicou que a iniciativa começou com um estudo de tecnologias e benchmarks com empresas de setores diversos. “A implementação da inteligência artificial na previsão de vendas e gestão de demanda na Portobello Shop não é apenas uma transformação tecnológica, mas também uma revolução em nossa capacidade de atender às demandas do mercado com precisão e eficiência”, disse o executivo. 

Antes da adoção da IA, a empresa utilizava métodos tradicionais, como planilhas de Excel, para prever vendas, o que gerava rupturas e excesso de estoque. Agora, com a IA, foi possível incluir variáveis como históricos de vendas, campanhas e preços, trazendo uma precisão maior nas previsões. 

Para alcançar os objetivos, a empresa adotou a DataRobot. Segundo Breda, a escolha se deu pela capacidade de simulação e previsão da ferramenta, além da habilidade de transferir conhecimento, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades dentro da equipe.  

“A ferramenta nos possibilita incluir diversas variáveis de negócio em nossas previsões, como orçamentos em aberto nas lojas, históricos de vendas, campanhas e preços, oferecendo uma precisão que anteriormente não era possível. Desde a implementação da IA, já conseguimos identificar padrões de comportamento de vendas e obter resultados preliminares superiores ao método antigo”, explicou. 

RESULTADOS 

De acordo com o executivo, nos primeiros meses de teste, os indicadores melhoraram em 20% e a melhoria proporcionada pela IA tem gerado valor e eficiência, estimando uma otimização de estoque em aproximadamente R$15 milhões. Com o projeto, a empresa espera melhorar outro indicador importante que é a ruptura de vendas, resultando em aproximadamente R$ 5 milhões em ganhos adicionais.  

“Outro ponto importante é o ganho de agilidade do processo, que reduzimos em mais de 50% o tempo necessário para gerar as previsões e o fato de agora olharmos e prevermos o sell-out, para então estimar o sell-in, o que gerar a possibilidade de integrar as alavancas de vendas com a produção. Além de evitar rupturas, a previsão mais precisa nos permite evitar o excesso de estoque, que resulta em perda de valor e desqualificação dos produtos”, afirmou.