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Preço do frete marítimo deve aumentar nas próximas semanas, prevê Nowports

Publicado em 19/01/2023

Agente de carga digital acredita que pelo menos 50 mil TEUS serão retirados da rota; entre os motivos está a celebração do Ano Novo Chinês, que começa no próximo domingo (22)

Por Redação


Importador precisa se programar com antecedência para evitar o desabastecimento de matérias-primas (Foto: William William/Unsplash)

A proximidade do Ano Novo Chinês, que tem início em 22 de janeiro, poderá contribuir com a alta no preço do frete marítimo. De acordo a agente de carga digital Nowports, apesar do feriado durar sete dias, é comum as paralisações começarem um pouco antes, principalmente no setor do transporte terrestre. Em razão desse e de outros fatores associados às festividades, parte das fábricas paralisa as atividades por mais tempo, o que impacta linhas de produção em outras partes do mundo, por conta da importação de insumos e matérias-primas do país.

A head de pricing da Nowports Brasil, Bruna Horstmann, explica que o feriado reduzirá drasticamente a movimentação dos navios da China para o Brasil e vice-versa nos próximos dias. “Significa quase duas semanas sem navios da China para o Brasil, nosso principal parceiro comercial, responsável por 45% das nossas importações em 2022. Os blank sailings, ou seja, o cancelamento da atracação de um navio na escala de um determinado porto, ocorrerão nos próximos dias, sejam pequenos ou grandes. Consequentemente, o preço do frete deve ter um aumento relevante, afinal a demanda será superior a oferta do espaço”, pontuou.

A executiva acredita que pelo menos 50 mil TEUS serão retirados da rota nas próximas semanas em blank sailings e/ou em omissões de portos. O TEU é uma medida internacional para calcular o volume de um contêiner, em média com 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura.

“Não lembro de uma redução tão drástica de espaço, exceto nos meses iniciais da pandemia, em razão da força de trabalho, afinal, as pessoas estavam confinadas e/ou doentes. Além disso, mesmo quando os fretes atingiram US$ 25 por contêiner, em 2015, isso não ocorreu de forma tão rápida”, acrescentou Horstmann.

Para evitar o desabastecimento de matérias-primas, o importador precisa se programar com antecedência. “Não só durante o feriado do Ano Novo Chinês, mas durante todo o ano. É preciso criar estratégias, considerar os planos e o orçamento de cada empresa. O agente de carga digital pode auxiliar nesse momento de tomada de decisão, pois oferece soluções para o importador evitar a falta de insumos da China e de outros países”, afirmou.