LogTalk LogTalk

Raízen premiará motoristas, tripulações e transportadores com prática seguras nas estradas e hidrovias

Publicado em 21/06/2023

Entre os dias 22 e 25 de junho, será realizada a final da 12ª edição do Rodeio de Caminhões, que premiará os melhores motoristas do ano-safra 2021-2022; tripulações celebrarão a 3ª edição do Timão de Ouro

Por Redação

Raízen premiará motoristas, tripulações e transportadores com prática seguras nas estradas e hidrovias
A companhia reunirá os 50 melhores motoristas que prestam serviços no transporte de combustíveis e açúcar (Foto: Divulgação)

A Raízen celebrará motoristas, tripulações e transportadores parceiros que ajudam a promover a segurança nas estradas e hidrovias na final da 12ª edição do Rodeio de Caminhões e na 3ª edição do Timão de Ouro. Neste ano, o evento acontecerá no Rio Grande do Norte (RN), entre os dias 22 e 25 de junho no Resort Vila Galé Touros, no município de Touros.

Na ocasião, a companhia reunirá os 50 melhores motoristas que prestam serviços no transporte de combustíveis e açúcar, além da tripulação vencedora da 3ª edição do Timão de Ouro, que também será premiada.

“O evento celebra os profissionais e transportadores parceiros da Raízen e vai consagrar o respeito e dedicação deles às normas de segurança da companhia no transporte de combustíveis e açúcar pelo Brasil, seja pelas estradas ou pelos rios que cortam o país. É uma celebração dos profissionais que levam no peito as premissas do Zero Acidente, meta permanentemente perseguida pela companhia”, destacou o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez.

Os cinco melhores motoristas serão premiados com um carro zero quilômetro (1º lugar), uma moto 250 cilindradas para o vice-campeão, um home theater para o 3º colocado e smartphones para o 4º e 5º e quinto lugares.

Antes de chegar ao RN, a Raízen promoveu quatro eliminatórias regionais do Rodeio de Caminhões, que passaram por Curitiba (PR), Porto Ferreira (SP), Americana (SP) e Camaçari (BA). Cada eliminatória contribuiu para eleger os 50 motoristas que chegaram à final.

Segundo a companhia, no Resort Vila Galé Touros, os motoristas farão novos testes em simulador que irão determinar os cinco vencedores. Antes disso, nas eliminatórias regionais, realizadas entre os meses de fevereiro e abril deste ano, eles conduziram caminhões-tanque nas provas práticas.

TIMÃO DE OURO

A competição que premia as melhores práticas de segurança das tripulações e empresas de navegação parceiras da Raízen, teve mudanças na sua terceira edição, de acordo com a companhia. Antes dividida em duas categorias – V-Power e a Racing — neste ano/safra, a competição foi unificada em uma única categoria (V-Power), permitindo que as empresas competissem entre si.

“Para o terceiro ano do programa, consideramos primeiramente a aderência à agenda de segurança da Raízen, os reportes de quase acidentes e a adesão à meta Zero Acidentes. Aquelas que cumpriram os requisitos se classificaram para a competição”, explicou Rafael Alvarez.

Assim, entre 10 de maio e 1º de junho, as empresas de navegação participaram das eliminatórias regionais realizadas em Porto Velho (Roraima), Salvador (Bahia) e Miritituba (Pará). Além de testes teóricos sobre normas e regulamentações de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), as sete tripulações selecionadas participaram de provas práticas de atracação e de Encalhe e Simulado de Emergência (SOPEP).

A tripulação vencedora e suas famílias ganham a viagem para o resort, enquanto os tripulantes que compõem a tripulação vice-campeã receberão um tablet de última geração.

GESTÃO 360° E IQAS

A programação do evento também destaca os gestores de transportadoras e de empresas de navegação parceiras da Raízen, que serão premiados por sua operação e práticas de SSMA. O primeiro lugar, por exemplo, receberá um prêmio de R$ 5 mil.

Já o programa Melhores IQAs (Índice de Quase Acidente) tem o propósito de incentivar o reporte dos quase acidentes do transporte rodoviário, além de melhorar a qualidade das investigações, para agir de forma preventiva e evitar ocorrências.

SUSTENTABILIDADE

As práticas de ESG da Raízen também contemplam a sustentabilidade. Nesta semana, a companhia anunciou o início da operação de abastecimento de aeronaves utilizando um e-Delivery, caminhão 100% elétrico da Volkswagen, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), um dos mais movimentados da América do Sul.

Segundo o comunicado, o caminhão será recarregado em uma estação de recarga rápida Shell Recharge, com potência de 60 kW, instalada dentro da área de operações do aeroporto, que permitirá uma recarga completa do veículo em cerca de uma hora, utilizando energia limpa e 100% renovável produzida pela Raízen. O primeiro abastecimento pelo caminhão elétrico será em uma aeronave da Azul Linhas Aéreas.

De acordo com a Raízen, o e-Delivery é o primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil. Feito na fábrica da VWCO, localizada em Resende (RJ), foi adaptado pela área técnica da Raízen para executar a operação no aeroporto, com equipamentos montados pela Rucker.

O veículo é zero emissões e proporcionará uma redução de até 50% nos custos anuais com abastecimento, em comparação com o caminhão a combustão. Além disso, ele zera os custos com abastecimento de óleo diesel e consumo de Arla, gerando redução nos preços com manutenção e poluição sonora.