LogTalk LogTalk

Startup aposta em cooperativa de entregadores para produtos farmacêuticos

Publicado em 06/01/2023

Com uma rede de 17 mil motoristas e motoboys credenciados, a FUI App quer fidelizar condutores frequentes com descontos em combustível, consultas com psicólogos e cursos profissionalizantes

Por Redação


FUI App planeja quadruplicar o faturamento em 2023 e, nesse contexto, a empresa enxerga nas farmácias o alvo para alcançar essa meta (Foto: Studio Philippines - Canva)

Integrante do ecossistema de startups da Farma Ventures, a FUI App inicia seu primeiro ciclo de expansão e planeja quadruplicar o faturamento em 2023. Com uma rede de 17 mil motoristas e motoboys credenciados, a aposta da startup é formar uma cooperativa para fidelizar os condutores mais frequentes – hoje, em torno de 2 mil.

Além disso, a FUI App destacou a premissa de estabelecer uma relação estreira com a base de condutores por meio de descontos em combustível, consultas com psicólogos e cursos profissionalizantes.

“É uma estratégia para aprimorar os serviços de entrega e melhorar o nível de satisfação dos profissionais envolvidos nesse processo”, enfatizou o CEO da startup, André Justino. “Além disso, podemos lapidá-los para reforçar nossa operação no middle mile, quando o produto sai do centro de distribuição para a loja. Isso ajudará a diluir custos da farmácia e evitar qualquer risco de passivo trabalhista.”

Aos varejistas, a FUI App oferece a possibilidade de monitorar a entrega passo a passo e em tempo real por meio de um painel de gestão, que pode ser segmentado por cliente e por estabelecimento. De forma automatizada, o aplicativo cria a roteirização para cada motorista, além de dispor de uma ferramenta que elimina eventuais incongruências entre o cadastro das lojas e o endereço atual do consumidor. O cliente recebe o status da entrega via WhatsApp, onde pode avaliar o motorista ou motoboy.

Segundo o diretor de Operações da Farma Ventures, Giovanni Oliveira, a plataforma é customizável para integração com outros softwares e programas de ERP e CRM das farmácias. “É a solução para uma das grandes dores do varejo. A última milha separa um cliente satisfeito da concorrência. Por isso asseguramos apoio operacional à startup, com a intenção de conectá-la com o setor farmacêutico e a futuros investidores.”

FOCO EM FARMÁCIAS PARA QUADRUPLICAR FATURAMENTO

Para 2023, a FUI App planeja quadruplicar o faturamento em 2023 e, nesse contexto, a empresa enxerga nas farmácias o alvo para alcançar essa meta. Os números justificam a escolha por esse setor: segundo a consultoria IQVIA, o faturamento do varejo farmacêutico com as vendas online teve um consistente crescimento de 52% nos últimos 12 meses até setembro, em relação ao mesmo período anterior.

“Com a pandemia, esse segmento se viu obrigado a acelerar sua digitalização. Ao mesmo tempo, precisou se adaptar a um consumidor que cada vez mais demanda precisão e velocidade na entrega dos produtos via delivery”, salientou André Justino.

Com base em Uberlândia (MG), a FUI App iniciou operações em agosto de 2021 com a proposta de ajudar estabelecimentos comerciais na chamada última milha. Deve encerrar o ano com R$ 1,8 milhão de faturamento e atende também supermercados e restaurantes.

No canal farmacêutico, já trabalha com grandes redes regionais como Drogaria Minas-Brasil e Farmácia Indiana, além de intensificar negociações com grupos que operam em todo território nacional. O plano é somar 9 mil PDVs em dois anos.