Assinatura Premium Assinatura Premium

Tecnologia e visibilidade tornam operações de logística internacional mais eficientes, segundo executivo

Publicado em 27/04/2023

Segundo o CEO da Logcomex, inovações permitem o monitoramento durante todo o percurso da mercadoria, com os envolvidos sempre informados a respeito de incidente ou extravio

Por Redação

Tecnologia e visibilidade tornam operações de logística internacional mais eficientes, segundo executivo
A Logcomex oferece uma solução chamada “LogTracking”, voltada ao monitoramento dos embarques marítimos e aéreos (Foto: Freepik)

Garantir um processo seguro e eficiente para a logística internacional demanda um gerenciamento adequado e minucioso. Por isso, o rastreio de cargas desempenha um importante papel nessa trajetória. É o que explica Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end.

“As empresas estão aderindo a novas tecnologias de tracking. Esse tipo de serviço permite maior controle e confiabilidade no processo, além de agilizar e reduzir seus custos”, comentou o executivo. “Com o monitoramento de contêineres, é possível acompanhar todo o transporte da mercadoria e tomar decisões mais rapidamente. Ou seja, é mais uma inovação tecnológica que vem facilitando o dia a dia da logística internacional.”

Segundo Hofstatter, fazer com que envios e entregas sejam rápidos e confiáveis agrega valor aos clientes. Para isso, é importante que as empresas implementem novos processos e tecnologias. As inovações permitem o monitoramento durante todo o percurso da mercadoria, deixando os envolvidos cientes do local onde o produto se encontra e sempre informados a respeito de algum incidente ou extravio.

“Estar inteirado sobre a situação da mercadoria em tempo real é essencial para um bom controle logístico das suas cargas internacionais. Afinal, com o rastreio de cargas é possível identificar mais rapidamente qualquer problema e agilizar a tomada de decisão. Consequentemente, o monitoramento da mercadoria traz maior assertividade e eficiência”, acrescentou o CEO.

Além dessas vantagens, o tracking auxilia na automatização e otimização de tarefas, melhorando o desempenho dos processos e reduzindo custos. Quem também pode se beneficiar desse pilar logístico são os despachantes aduaneiros e comissárias de despacho, que conseguem aumentar sua credibilidade e conquistar a confiança do cliente, uma vez que agregam maior exatidão a previsões, evitam falhas e facilitam a resolução dos problemas.

Hofstatter pontuou, também, que a tecnologia tem muito a contribuir com o rastreio de cargas, assim como já colabora com diferentes processos do comércio exterior. O uso dessas ferramentas diminui a margem de erro e aumenta a qualidade do serviço, permitindo acesso a todas as informações relacionadas à logística internacional e aduaneira, o que inclui transbordos e remoções específicas.

“Com a ajuda de soluções focadas no agrupamento de informações integradas ao GPS, os softwares de monitoramento costumam não desapontar. Na prática, o software de monitoramento fornece alertas e atualizações sobre o status da carga e notificações em caso de atrasos ou intercorrências. Além disso, o sistema gera relatórios que revelam insights estratégicos, como avaliação do melhor trajeto e otimização do espaço”, disse o especialista.

Atualmente, a Logcomex oferece uma solução chamada “LogTracking”, voltada ao monitoramento dos embarques marítimos e aéreos com informações atualizadas em tempo real. Por meio de uma plataforma 100% em nuvem, é possível fazer a gestão dos embarques de clientes, acompanhar KPIs aduaneiros e antecipar possíveis riscos para a operação de Supply Chain.