LogTalk LogTalk

Torre de controle: a solução para o desafio da visibilidade na logística

Publicado em 13/04/2023

Solução possibilita rastreamento de veículos em cada etapa do processo, emitir notificações automáticas para os clientes sobre as entregas e ter uma visão global da logística de transporte

Torre de controle Driv.in
Drivin oferece um TMS SaaS inteligente e disponibiliza uma consultoria especializada (Foto: Freepik)

Um conteúdo

Atualmente, em um mundo cada vez mais digital, não é possível falar em máxima eficiência dos processos logísticos sem a utilização de uma torre de controle. Acontece que, diante da crescente quantidade de pedidos on-line, do aprimoramento do e-commerce, da ampliação da demanda por entregas rápidas e de um consumidor cada vez mais exigente, é essencial contar com uma central de informações que ajude a monitorar cada passo da operação.

Neste sentido, a palavra-chave para definir a importância de uma torre de controle para uma logística eficiente é a visibilidade. A dificuldade de visualizar a operação cresce conforme aumenta a escalabilidade do negócio e pode gerar ineficiências que elevem o custo logístico, como atraso nas entregas, desencontros nos centros de distribuição, cruzamento de rotas, paradas desnecessárias, falta de informações precisas sobre o tráfego e menor segurança para os veículos e os motoristas.

Sem uma central organizada de monitoramento também fica muito mais difícil controlar o fluxo de mercadorias, tomar decisões estratégicas e manter os clientes informados sobre o status de seus pedidos. Tais inconsistências, quando são recorrentes, dificultam o andamento da operação e acarretam prejuízos financeiros e danos à imagem da empresa.

Com uma torre de controle, é possível fazer o rastreamento de veículos, em cada etapa do processo, emitir notificações automáticas para os clientes sobre as entregas e ter uma visão global da logística de transporte.

Além disso, as informações sobre as rotas são enviadas automaticamente para torre de controle, dando visibilidade de tudo o que acontece em tempo real, permitindo correções, edições de rota e ações mesmo quando os veículos já estão no trajeto. Esses dados são armazenados pelo sistema, gerando um histórico que servirá de parâmetro para a otimização e tomada de decisões em diferentes cenários futuros.

Assim, a visibilidade trazida por uma torre de controle permite que as organizações prestem um melhor atendimento ao cliente, compreendam, priorizem e resolvam problemas de uma operação de transporte de forma eficiente, economizando tempo e diminuindo o desperdício de recursos.

Para ter uma torre de controle à disposição, basta instalar um sistema de gerenciamento de transporte baseado em nuvem (TMS SaaS) no computador central da empresa. Este receberá as informações diretamente dos aplicativos móveis baixados nos smartphones dos motoristas, centralizando, desse modo, o recebimento dos dados.

Com a Drivin, é possível rastrear a atividade de cada veículo, monitorar suas paradas, verificar os comprovantes de entrega, bem como estabelecer uma comunicação com os condutores por uma série de funcionalidades, inclusive com a criação de botões personalizados.

A Drivin oferece um TMS SaaS inteligente e disponibiliza uma consultoria especializada que ajuda a avaliar a operação, considerando seu porte, escalabilidade e objetivos de forma personalizada.

Superar os desafios requer investimento em tecnologia, integração de sistemas, processos de monitoramento, parcerias, estratégias eficientes e transparência na logística. Por isso, essa é a hora para investir numa torre de controle, dando visibilidade à operação, tornando-a eficiente e segura para agregar real valor ao cliente.