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Varejo: Expansão de tecnologia RFID promete aumentar precisão do estoque de 70% para quase 100%

Publicado em 20/01/2023

De acordo com pesquisa realizada pela Manhattan Associates, apenas 3% dos varejistas dos EUA têm uma visão precisa do estoque nas lojas e em toda a rede de distribuição

Por Redação


Em geral, precisão de estoque fica abaixo de 70%, um índice considerado baixo (Foto: Divulgação)

A Manhattan Associates anunciou nesta semana a expansão do suporte a etiquetas RFID para o varejo. Agora, os módulos de ponto de venda e atendimento de loja estão habilitados com suporte RFID portátil para todas as atividades de gerenciamento de estoque e atendimento de pedidos. Ao combinar as duas tecnologias, a empresa declarou que os varejistas poderão aumentar a precisão do estoque da loja de 70% para quase 100%.

A solução está disponível na suíte Manhattan Active Omni, portfólio de soluções para o varejo omnicanal. De acordo com a companhia, também é possível reduzir as horas de trabalho relacionadas ao estoque, ajuda os associados a localizar mercadorias rapidamente e agiliza as transações no ponto de venda.

Apesar de o controle de estoque ser uma questão elementar para o varejo – tanto físico quanto virtual –, a falta de visibilidade ainda é uma realidade no setor. De acordo com pesquisa realizada pela Manhattan Associates, apenas 3% dos varejistas dos EUA têm uma visão precisa do estoque nas lojas e em toda a rede de distribuição. No geral, a precisão de estoque fica abaixo de 70%, um índice considerado baixo.

Além disso, os recursos do novo módulo também podem ser utilizados para automatizar os processos de contagem e recebimento de produtos, que podem ser realizados com rapidez e precisão pelos funcionários munidos com dispositivos portáteis, como a série RFD da Zebra. 

“O Manhattan Active Omni oferece uma abordagem unificada para vender, engajar e atender em um único aplicativo de loja”, explicou a diretora sênior de gerenciamento de produtos da Manhattan, Amy Tennent. “Ao integrar o RFID em suas soluções de loja, a Manhattan pode reduzir o tempo e o esforço necessários para implementar o RFID, ao mesmo tempo em que garante que os funcionários da loja possam continuar a aproveitar a solução mais avançada do mercado.”

REDUÇÃO DO TEMPO PARA BUSCAR ITENS PERDIDOS

Dentro das lojas, é comum que as mercadorias sejam movidas de um lugar para outro pelos clientes ou até mesmo extraviadas pelos funcionários. O novo modo “encontrar” da Manhattan funciona como um detector de metais, usando dispositivos RFID portáteis para direcionar os funcionários para a localização precisa dos itens marcados, reduzindo a falta de estoque e o tempo gasto na busca de itens perdidos.

Os novos recursos de RFID habilitados na tecnologia da Manhattan também podem ser usados para acelerar transações de vendas e devoluções. Os leitores colocados no ponto de venda captam as informações da etiqueta assim que a mercadoria é colocada no balcão, preenchendo imediatamente o carrinho de compras do cliente.

“O gerenciamento ágil de inventário omnichannel e o atendimento são essenciais para a operação da loja moderna”, pontou Bill Toney, vice-presidente de desenvolvimento de mercado global de RFID da Avery Dennison. “Acreditamos que a combinação das soluções para lojas da Manhattan e as soluções inovadoras de RFID e identificação digital da Avery Dennison permitirá que os varejistas transformem o gerenciamento de estoque e simplifiquem as operações da loja, ao mesmo tempo em que oferecem uma experiência de primeira classe ao consumidor.”