LogTalk LogTalk

Quer uma carreira de sucesso? Combine técnica, conhecimento e conexões

Publicado em 21/03/2024

De especialistas a executivos, fica clara a visão de um profissional de sucesso em logística precisa conectar habilidades técnicas, conhecimento de tendências e conexões de valor

Por Christian Presa

logtalk mundologistica carreira desenvolvimento profissional conhecimento técnica conexões
Tema será destaque no LogTalk, novo evento da MundoLogística (Foto: Freepik)

O status recente da logística como pilar estratégico das companhias despertou a atenção do mercado para potencializar a área, mas trouxe também algumas necessidades básicas para que esse setor supra às expectativas impostas. Uma dessas necessidades é mão de obra.

O mercado está ávido por isso — e não é de hoje. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), estima-se que foram contratados mais de 30 mil profissionais no setor de logística em 2022, uma alta de 58% em relação ao número de admissões feitas em 2021.

No entanto, diante de uma demanda cada vez mais complexa, o desafio se configura em encontrar profissionais capazes de responder às expectativas do setor. E isso se estende às gestões: em entrevista exclusiva para a MundoLogística, o CEO da Mapa Avaliações, Luciano de Paula, destacou que a falta de investimento em capacitação para líderes cria gaps que desfalcam gestão e operação.

“Existe essa fala tradicional no mercado que diz o seguinte: às vezes, a gente traz um ótimo técnico para um cargo de liderança e acaba perdendo um ótimo técnico e não tendo um líder”, explicou o executivo.

Nesse sentido, a busca por alavancar a própria carreira deve ser prioridade dos profissionais. No caso Renata Torres, Dark Stores Business Unit Director do iFood, a migração do mercado tradicional para o digital foi o caminho escolhido para avançar na jornada profissional. “O mercado digital é mais pautado na transformação. A gente é pouco apegado a ter um caminho correto de fazer as coisas, mas sim de testar muitas hipóteses ao mesmo tempo. Isso te desenvolve e te dá um poder de transformação muito grande, com muito menos comando e controle”, disse.

⇒ Esse tema será discutido no LogTalk, novo evento da MundoLogísticaSaiba mais!

Sobre os pontos cruciais para construir uma carreira de sucesso, Renata enfatizou a importância do conhecimento técnico, das habilidades interpessoais e da rede de contatos.

“Uma carreira começa com bases técnicas sólidas, pois essas bases te dão método e caixa de ferramentas. A segunda parte é sobre as 'soft skills', ou seja, como a gente consegue antever e reagir a problemas por meio da resiliência”, pontuou. “E a terceira parte é sobre como a gente se conecta com o mundo e com as pessoas. Nós fazemos muito pouco sozinhos e essas conexões fazem as nossas carreiras decolar.”

Inclusive, a executiva salientou que é preciso tratar de desenvolvimento em todos os níveis das carreiras de logística. “Costumo ter mentores ao longo da vida em áreas correlatas à minha, assim como em áreas complementares, para discutir e analisar pontos de evolução, entendendo o que eu preciso mudar para chegar em um passo desejado.”

No caso de Priscilla Carvalho, Digital Transformation Executive Manager da Rumo, essa transformação de carreira foi alinhada à diversificação de experiências na carreira em logística: “Quando um profissional de logística foca apenas em aspectos operacionais sem compreender o panorama completo da cadeia, as possibilidades de atuação na logística ficam limitadas.”

⇒ Esse tema será discutido no LogTalk, novo evento da MundoLogísticaSaiba mais!

Para alcançar isso, Priscilla destacou a importância de questionar, aprender continuamente, colaborar e manter-se apaixonado pelo trabalho. “Sempre questionei muito. Nunca concentrei conhecimento. Sempre gostei de trabalhar de forma colaborativa e fazer o conhecimento fluir.”

Além disso, ela chamou atenção para o fato de a profissão “logística” ser relativamente recente — o que impacta na falta de “skills” necessários entre os profissionais. “Ainda acho os conteúdos programáticos [do ensino em logística] muito básicos. Falta resolução de problemas, planejamento, sourcing e outros elementos para ajudar e instigar essa visão mais ampla.”

A CONSTRUÇÃO DA SUA CARREIRA

Priscilla Carvalho e Renata Torres são algumas das executivas confirmadas no LogTalk, novo evento da MundoLogística criado para profissionais que buscam por ascensão profissional.

O evento será realizado no dia 8 de maio, em São Paulo. Para conferir o cronograma completo e garantir sua inscrição, acesse o site https://logtalk.com.br/.