* Por Luís Carlos Mazzo
A TNT se divide em sete regionais. Na Regional Sul II, que compreende os Estados do Paraná e Santa Catarina, houve crescimento de 22%, em 2014, superando a meta em 9%. Foram mais de 15 milhões de volumes transportados, correspondendo a mais de 240 mil toneladas.
Os principais fatores para esse desempenho foram a implementação do TSM, sistema de monitoramento de território, que serve para verificar as atividades da regional, como o recebimento e a entrega de encomendas, e foco nos mercados alvo para a TNT (tecnologia, life style, no qual o vestuário está inserido, automobilístico e health care).
A regional também foi beneficiada pelo plano de renovação de frota, que a empresa anunciou em janeiro deste ano, no valor de R$ 39 milhões, uma vez que recebeu 16 veículos novos, com tecnologias mais modernas e que geraram muito menos manutenção. Além disso, outros 170 veículos novos estão rodando nas malhas de transferência no Brasil.
A regional tem foco nos segmentos automotivos e vestuário, com grandes marcas como clientes. Em um ano de cenário econômico instável, a excelência no serviço tem garantido os bons números da regional e mantido a confiança dos clientes.
Para 2015, a expectativa é de crescimento no segmento têxtil e de confecções, com 14% de aumento na região, e manutenção dos serviços no automotivo, contrariando a desaceleração do mercado de peças, no Brasil.
São 693 municípios atendidos pela regional, seis filiais, oito franquias e seis lojas. Aproximadamente, 600 funcionários próprios, que se encarregam de mais de 60 rotas de viagens diárias e mais de 200 rotas de coleta e entrega.
* Luís Carlos Mazzo é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing, e possui 16 anos na empresa, sendo oito na Mercúrio e oito na TNT.