Empresa amplia atendimento à região, com escalas nos portos de Buenos Aires, Zarate, Rosário, Montevidéu e Punta Pereira
A Aliança Navegação e Logística colocou em operação um novo anel para atendimento do Mercosul, com escalas quinzenais e em dias fixos, nos portos de Santos, São Paulo, Itapoá, Santa Catarina, Punta Pereira, Uruguai, e Rosário, Argentina. Com isso, a empresa passa a oferecer dois serviços para o Mercosul. O Anel 3 conta com dois navios de 2.500 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), e o Anel 5, com um navio de 1.350 TEUs.
“A reformulação do serviço da Aliança disponibilizará dois anéis com três navios para atender a Argentina e o Uruguai”, informa o gerente-geral de Cabotagem e Mercosul da Aliança Navegação e Logística, Gustavo Costa.
Segundo o executivo, o novo serviço foi desenvolvido para atendimento ao Mercosul e ao comércio exterior da Argentina e do Uruguai, possibilitando que as regiões de Rosário e Santa Fé passem a ter a cobertura dos serviços globais da Aliança para atender as cadeias logísticas da planta de celulose de Montes del Plata, no Uruguai, além de cargas como autopartes, leite em pó, minérios, soja e amendoim.
No ano passado, o volume de cargas no Mercosul apresentou uma queda de 14%, em comparação com 2013. Porém, a Aliança cresceu 5% no mesmo período, o que indica que a regularidade, a competividade e a confiabilidade dos serviços são opções em momentos de crise e redução de custos, com maior migração do modal rodoviário para o marítimo.
“Todas as análises indicam que as dificuldades econômicas, tanto no Brasil quanto na Argentina, continuarão em 2015. Porém, sempre planejamos nossos serviços com uma visão de longo prazo e, também, acreditamos que existem oportunidades de investimento em períodos de crise. Com isso, oferecemos ao mercado serviços competitivos e a possibilidade de revisão das cadeias logísticas, com redução de custos”, completa Costa.
A Aliança é a única empresa de navegação autorizada nos acordos bilaterais do Brasil com a Argentina e Uruguai, escalando regularmente os portos de Buenos Aires, Zarate, Rosário e Montevidéu.